22/08/2019 6:03 pm

Governo inaugura primeira escola de Ensino Médio em Centro do Guilherme

Comunidade escolar feliz com a entrega da 1ª escola de ensino médio do município de Centro do Guilherme

O primeiro prédio escolar da Rede Estadual de Ensino, no município de Centro do Guilherme, foi inaugurado, nesta quinta-feira (22), pelo Governo do Estado. Localizada na região do Alto Turi, a cidade estava entre os 25 municípios maranhenses que, até 2015, não possuíam estruturas escolares próprias do Estado. Destes, 21 já dispõem de escolas dignas totalmente equipadas para escolarização da comunidade, construídas pelo Governo do Maranhão.

“Foram mais de 20 anos trabalhando em escolas emprestadas. Passamos por muitas dificuldades sem ter um prédio próprio. Por isso, nossa felicidade é imensurável por estar recebendo esse prédio novo. É histórico ‘pra gente”, revelou o professor de Inglês do Centro de Ensino Prof. Edson Pereira da Silva, Leomar Oliveira.

A construção da “Edson Pereira da Silva” foi iniciada em 2007 e abandonada nos anos seguintes, com apenas algumas paredes construídas. As obras foram retomadas no atual governo e a escola foi transformada em uma das unidades do Programa Escola Digna.

“A escola de Centro do Guilherme representa um compromisso pessoal do governador Flávio Dino, firmado na campanha de 2014 com a comunidade. Foi uma obra iniciada no governo Jackson Lago e que havia sido abandonada. O Estado do Maranhão tinha uma dívida de 22 anos com este município e hoje está sendo paga pelo governador Flávio Dino com a Escola Digna,” enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Centro de Ensino Prof. Edson Pereira da Silva é a primeira escola de ensino médio do município de Centro do Guilherme

O professor de Matemática, Tiago de Melo Silva, comentou que foi aluno do Centro de Ensino quando funcionava em um espaço cedido pela Prefeitura e que está orgulhoso por poder lecionar em uma escola construída pelo Governo do Estado. “Eu não pude ter o prazer como aluno, mas estou tendo, como professor, o de lecionar aqui. Isso é gratificante demais. Vemos nos rostos dos nossos alunos a felicidade. Só de saber que ela [escola] está sendo entregue, tenho certeza que muitos pais e alunos estão muito felizes com essa linda e maravilhosa escola inaugurada”, destacou.

O prefeito Zé Didário agradeceu pela parceria do Governo do Estado. “Era um sonho de mais de dez anos e hoje tenho a felicidade de estar entregando essa obra ao povo de Centro do Guilherme. O meu muito obrigado ao governador Flávio Dino”, ressaltou.

“Nossa gratidão ao governador Flávio Dino pelo trabalho que vem fazendo pelo Maranhão, que está mudando. E Centro do Guilherme é só alegria hoje por esse momento tão importante na história desse município”, ressaltou a deputada estadual Detinha, ex-prefeita da cidade.

O CE Prof. Edson Pereira da Silva possui seis salas de aula, sala de diretoria, secretaria, sala de professores, banheiros, cozinha, biblioteca, auditório, laboratório de química/física e laboratório de informática. A obra recebeu investimento na ordem de R$ 1.423.220,26.

Ressocialização por meio da educação

Nesta terça, o Governo do Estado também entregou, em São Luís, o novo Farol do Saber Caminho da Liberdade e o Centro de Ensino João Sobreira de Lima, ambos revitalizados pela parceria das Secretarias de Educação (Seduc), de Cultura (Secma) e de Administração Penitenciária (Seap), localizados dentro do Sistema Penitenciário de Pedrinhas.

As obras foram realizadas com mão de obra carcerária, por meio de um trabalho de ressocialização que está sendo executado dentro dos presídios maranhenses, no intuito de assegurar educação de qualidade e garantir novas perspectivas de vida a quem está privado de liberdade.

Mais fotos:

Texto: Raphael Garreto