7/12/2020 6:29 pm

Governo inaugura quadra poliesportiva do IEMA Bacelar Portela

Quadra poliesportiva foi entregue à comunidade escolar do IEMA Bacelar Portela

“Hoje é a concretização de um sonho, que há muito tempo vínhamos lutando, que era ter uma quadra poliesportiva”. A declaração é da estudante e presidente do grêmio estudantil, Rayra Farah, após receber a quadra poliesportiva do Bacelar Portela, unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no bairro Ivar Saldanha, em São Luís. A entrega foi feita nesta segunda-feira (7), em solenidade realizada com a participação da comunidade estudantil e demais autoridades.

A obra executada em parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Sedel), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, conta com uma área total de 2.000 m², área de lazer, espaço amplo para a prática esportiva, arquibancadas cobertas, vestiários masculino e feminino.

A ação beneficiará quase 500 alunos da unidade plena do IEMA, que funciona em tempo integral, e integra o oferecimento de disciplinas da Base Nacional Comum (BNCC), disciplinas eletivas e disciplinas da Base Técnica, que antes não tinham um espaço adequado para a prática esportiva, como relata a professora de Educação Física, Aline Vieira.

“É um grande sonho realizado e hoje recebemos esse complexo esportivo. Antes os estudantes faziam suas atividades físicas ao relento e agora eles recebem esse equipamento. Só temos a agradecer e pedir que cuidem com carinho”, reforçou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que a reconstrução de toda estrutura do Bacelar Portela representa o resgate histórico que a referida escola tem na educação maranhense e que foi ficando sucateada ao longo dos anos, devido à falta de investimentos.

“A antiga escola técnica Bacelar Portela é hoje uma escola digna, um IEMA, uma escola de tempo integral com cursos profissionalizantes. A escola que surgiu no início da década de 80 e teve seu auge naquela época, hoje recupera todo seu esplendor. A escola foi completamente reconstruída pelo governador Flávio Dino, recebeu recentemente laboratórios da base técnica com investimentos superiores a meio milhão de reais e hoje terminamos de entregar a infraestrutura completa da escola. Uma escola completa e digna para os estudantes”, declarou.

A revitalização do espaço dando maior capacidade para o desenvolvimento esportivo, no âmbito escolar, atende uma determinação do governador Flávio Dino. Os novos espaços possibilitarão a prática das mais diversas modalidades de jogos, como futebol de salão, vôlei, basquete, dentre outras.

De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, a quadra vai beneficiar a comunidade escolar e o bairro. O novo equipamento do IEMA Bacelar Portela, além de incentivar o desenvolvimento das práticas esportivas, passa a oferecer mais uma opção de área para eventos culturais na região. “Essa é mais uma ação em prol da garantia das práticas de atividades esportivas na escola. O ginásio poliesportivo também dará à população mais uma opção de área para a realização de eventos esportivos e culturais, durante os finais de semana e feriados”, comentou o secretário.

“É uma satisfação muito grande, realmente é um momento de muita alegria, é uma conquista! Todos se esforçaram bastante e era um grande sonho em comum. Graças a Deus e ao projeto escola digna, comandado pelo governador Flávio Dino e pelo secretário Felipe Camarão, hoje realizamos este sonho”, destacou o gestor da UP IEMA Bacelar Portela, Thiago Ericeira.

“É muita alegria. Eu que cheguei aqui há 7 anos e encontrei essa escola bastante sucateada, tanto na parte física, como no emocional dos profissionais e alunos, uma escola que a cada dia se depreciava, vejo hoje uma transformação. O governo Flávio Dino deu uma atenção bem diferente a essa escola, requalificando fisicamente o prédio e hoje ela é outra. Temos professores animados, com vontade de trabalhar, alunos envolvidos. Essa escola hoje é cheia de esperança. O sentimento é de agradecimento. A comunidade se sente agradecida”, concluiu o professor de Matemática, Carlos Cunha.

Fonte: Seduc e Sedel
07/12/2020