20/08/2020 6:38 pm

Governo inicia agenda de formações para professores da Rede de Educação em Tempo Integral

Professores de Projeto de Vida e Gestores Pedagógicos dos Centros Educa Mais e Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participaram, na manhã desta quinta-feira (20), de Formação Socioemocional do Projeto Ligação do Bem. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da plataforma Google Meet, em parceria com o Instituto Sonho Grande.

Na ocasião foram apresentados métodos para que professores e gestores consigam efetuar uma busca ativa e encorajar os estudantes a não desistirem do ensino remoto, ainda que encontrem dificuldades.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, o intuito da ação é capacitar o corpo docente para que eles consigam motivar e sensibilizar os estudantes para que não abandonem a escola. “Realizamos uma formação para incentivar que o projeto seja incorporado em nossas escolas. Um dos maiores objetivos desse projeto é fazer a busca ativa dos estudantes, especialmente para que os estudantes que não frequentaram as aulas remotas do primeiro semestre, e também, ainda não retornaram no segundo semestre. Queremos combater a evasão escolar, fomentando um momento de diálogo entre professor e estudante”, explicou.

Segundo o gestor pedagógico da unidade plena do IEMA de Cururupu, Nedson Coelho, o momento propiciou a descoberta de estratégias de alcance e apoio aos estudantes. “Uma ligação pode fazer toda diferença ao ânimo desse estudante, pois ele se percebe importante, valorizado e amado. Pode parecer simples, mas é essencial no processo da relação instituição e comunidade escolar, fortalecendo os vínculos de aprendizagem. Compreendemos que a presença do educador na jornada acadêmica do estudante não se limita apenas a sala de aula, mas pelos mais diferentes espaços de convivência social, no sentido de ensinar e aprender. E o Projeto Ligação do Bem vem fortalecer bem mais nossas práticas”, afirmou Nedson.

Programação de Formações

Formação “Ferramentas Google Forms e Google ClassRoom”, às 15h, através da plataforma Google Meet.

Webinar Práticas Experimentais:

• Professores de Física – 25/08, às 9h;
  • Professores de Biologia – 26/08, 9h;
  • Professores de Química – 27/08, às 9h;
  • Professores de Matemática – 27/08, às 15h, pela plataforma Microsoft Teams.

Fotos: Reprodução
20/08/2020