19/09/2016 7:01 pm

Governo inicia capacitação de profissionais que trabalharão com merenda escolar

Foto 2_Profissionais contratados para trabalhar na merenda escolar durante capacitação realizada pela Seduc_2

Profissionais contratados para trabalhar na merenda escolar durante capacitação realizada pela Seduc

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira (19), a 1ª Capacitação de Manipuladores de Alimentos, que atenderá cerca de 800 profissionais que foram contratados para preparar a merenda de unidades escolares da rede estadual de ensino. Neste momento, estão sendo capacitados profissionais que atuarão nas escolas ligadas à Unidade Regional (URE) de Educação de São Luís e, posteriormente, a capacitação será levada para as demais regionais do Estado.

Foto 3_Elaine Maira Pavão Barros foi contratada para trabalhar como merendeira

Elaine Maira Pavão Barros foi contratada para trabalhar como merendeira

Elaine Maira Pavão Barros foi contratada como merendeira se diz motivada para o trabalho. “Esse momento é muito importante, porque há a necessidade de termos as noções de como trabalhar, como está sendo focado aqui no treinamento. Precisamos trabalhar com higiene para garantir a saúde das crianças e adolescentes. Está sendo muito proveitoso e tirando as dúvidas que muitos tinham”, disse.

“Está sendo bem proveitoso para termos uma base de como manipular os alimentos adequadamente, para que seja tudo organizado. Já trabalhei com alimentos, mas em escola é a primeira vez. Esses treinamentos nos ajudarão no desenvolvimento de nosso trabalho”, falou Josiane Mendes de Jesus, que está lotada na Unidade Integrada Sotero do Reis.

Foto 4_Josiane Mendes de Jesus fala da expectativa para iniciar o trabalho como merendeira nas escolas da Rede Estadual

Josiane Mendes de Jesus fala da expectativa para iniciar o trabalho como merendeira nas escolas da Rede Estadual

Durante a capacitação os profissionais são orientados sobre boas práticas na manipulação de alimentos e sobre a importância da correta higienização, visando evitar a contaminação. A supervisora em Alimentação Escolar da Seduc, Nathália Isabella Lima, destaca a importância dos manipuladores nas escolas. “O manipulador é fundamental no ambiente escolar, como o professor. Sem o professor não temos aula e sem o manipular não temos quem prepare a alimentação escolar. Não tínhamos como trabalhar o Programa Nacional de Alimentação Escolar sem esse profissional inserido nas unidades escolares. Agora é uma nova realidade. Estamos fazendo a contratação desses profissionais e não poderíamos destiná-los às escolas sem antes fazer uma capacitação prévia”, enfatizou.

Há décadas que o Governo do Maranhão não realiza a contratação de profissionais para atuar como manipuladores de alimentos nas escolas da Rede Estadual, representando mais um passo importante na construção de uma nova história na Educação do Maranhão, como ressalta o secretário adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso. “A falta de profissionais para atuar na merenda escolar é um problema histórico. Durante décadas a merenda vem sendo preparada por outros profissionais que são desviados de suas funções. É por entender a importância que uma alimentação adequada tem no processo de ensino aprendizagem, que o governador Flávio Dino determinou a contratação dos manipuladores”, afirmou.

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos: Lauro Vasconcelos/Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI