9/05/2018 5:41 pm

Governo inicia etapas regionais do Emaranhando Sonhos

10220_whatsapp_image_2018_05_09_at_13.30.02_2_2584829866351898097

Secretários Adjuntos da Seduc, Ismael Cardoso e Rosyjane Pinto, com a secretária da Mulher, Terezinha Fernandes, entregam certificados aos participantes

Cerca de 250 estudantes e a representação de 19 grêmios estudantis das escolas da Unidade Regional de Educação de Itapecuru-Mirim participaram, nesta quarta-feira (9), da etapa regional do Projeto Emaranhando Sonhos: I Encontro Estadual de Grêmios Estudantis do Maranhão, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com outros órgãos do Governo do Estado.

Com o objetivo de fortalecer ações voltadas à formação cidadã e ao protagonismo dos estudantes, durante o encontro foram ministradas oficinas para estudantes e professores nas seguintes temáticas: cultura, participação e cidadania, saúde, orçamento e Ouvidoria, robótica, gênero e projeto de vida.

Estudantes participam de oficina de robótica

A presidente do grêmio estudantil do Centro de Ensino (CE) Newton Neves (Itapecuru), Ananda Beatriz, destacou a importância do encontro. “É um privilégio representar a minha escola e participar de momentos como esses, para discutirmos os projetos que irão melhorar o nosso ensino”, disse.

Para Washington Luís, presidente do Grêmio do CE Prof. Luís Pinho Rodrigues, em São Benedito do Rio Preto, é fundamental a realização do encontro de grêmios com vistas ao debate de ideias. “Aqui a gente expõe nossas ideias, apresentamos as nossas demandas, enfim, temos muito a ganhar, porque o futuro do Brasil são os jovens e, por isso, devemos participar sempre de momentos como esses”, ressaltou.

Secretário adjunto Ismael Cardoso destaca objetivos do encontro

“A ideia é fomentar a criação de centenas de grêmios no estado e colocar o estudante no centro das decisões da escola como protagonista do seu destino, mas, também, como protagonista da educação de qualidade que o governador Flávio Dino está construindo no Maranhão”, enfatizou Ismael Cardoso, secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc.

Preparatórias para o I Encontro Estadual de Grêmios, as etapas regionais serão realizadas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), até o dia 13 de junho, reunindo estudantes de escolas de cada unidade. Participam dos encontros as Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Mulher (SEMU), Saúde (SES), Juventude (Seejuv), Viva/Procon e o IEMA.

Nesta quinta-feira (10) será a vez da regional de Chapadinha, com o encontro que será sediado no CE Dr. Otaviano Vieira Passos. Na próxima semana os encontros serão realizados nas cidades de Balsas e Barra do Corda, na o dia 15 (terça-feira), e Presidente Dutra e São João dos Patos, no dia 17 (quinta-feira).

Em cada regional serão eleitos os delegados municipais que irão representar os grêmios das escolas do seu município no I Encontro Estadual, previsto para acontecer de 20 a 22 de junho.

10220_whatsapp_image_2018_05_09_at_13.30.02_139781622830947192

Confira o cronograma das etapas regionais

Foto: Vinícius Costa
09/05/2018