31/01/2023 4:54 pm

Governo inicia Jornada Pedagógica em preparação para o ano letivo de 2023

Jornada Pedagógica 2023 contou com webinários formativos sobre orientações pedagógicas para escolas em tempo parcial e integral

As aulas nas escolas da rede estadual iniciarão no dia 6 de fevereiro, mas os educadores já iniciaram as atividades do ano letivo, com a participação na Jornada Pedagógica 2023. Nesta segunda (30) e terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou webinários formativos sobre orientações pedagógicas para a Rede Estadual nas escolas em tempo parcial e integral. Os encontros tiveram transmissão pelo canal da Seduc no YouTube.

A Jornada Pedagógica tem como objetivo dar boas-vindas às equipes escolares e socializar as diretrizes gerais para o ano letivo de 2023, alinhar ações pedagógicas e pontuar prioridades para a retomada das aulas, em busca de melhoria na qualidade do ensino da Rede Estadual e nos índices educacionais.

“A Jornada Pedagógica promovida pelo governo do Estado, no âmbito da Seduc, é um momento formativo de extrema importância para a escola repensar as suas práticas, e realizar novas investidas didáticas, pedagógicas, para assegurar que os estudantes tenham maiores oportunidades de aprendizagem. É um momento significativo para que a prática escolar seja tematizada, com professores, gestores, supervisores, apoio pedagógico da escola, para fortalecer as práticas de ensino em 2023”, destacou a superintendente de Gestão do Ensino da Seduc, Adelaide Diniz, que representou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Abertura da Jornada

Na segunda-feira (30), equipes gestoras e professores dos Centros Educa Mais iniciaram a semana com uma live de abertura da Jornada Pedagógica. O encontro promoveu reflexões e debates, em torno das políticas e propostas pedagógicas e suas implementações nos centros escolares.

Foram trabalhados aspectos referentes ao calendário letivo dos Centros Educa Mais e a realização de seminários sobre a recomposição das aprendizagens, além de outras abordagens, para ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes, durante as atividades realizadas nos espaços escolares.

“Queremos levar a cada um de vocês que participam conosco dessa Jornada uma energia positiva para que tenhamos engajamento ainda maior em 2023. Que possamos trabalhar cada vez mais para contribuir no projeto de vida dos estudantes”, expressou a coordenadora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo.

Escolas de tempo parcial

Nesta terça (31), a Jornada Pedagógica reuniu professores e gestores de todo o estado das escolas de tempo parcial para debater, dentre outros assuntos, as referências curriculares maranhenses e pontos estratégicos do calendário letivo de 2023.

O Webinário teve a presença dos professores Leonan Rodrigues e Amanda Neves, que fizeram uma reflexão sobre os desafios da escola, o modo de pensar o ensino e qualificar o ambiente escolar, considerando as necessidades atuais dos nossos estudantes. A jornada continua de forma presencial nos centros de ensino até a próxima sexta-feira (3).

A ação da Seduc, em promover a Jornada Pedagógica, recebeu diversos elogios, como o do professor Abdoral Júnior. “Parabéns pela iniciativa da Seduc em colocar dois professores da rede para contribuir com a abertura da Jornada. O professor é quem melhor sabe falar das dificuldades que norteiam nossa prática docente”, elogiou.

A professora Maria Ribamar Silva, do Centro de Ensino Estado de Alagoas, escola da rede estadual localizada em São Luís, também considerou oportuna a realização da Jornada Pedagógica. “Nós parabenizamos a equipe da Seduc por possibilitar esse momento maravilhoso e instrutivo de formação”, declarou.

Fotos: Antônio Martins
31/01/2023