23/07/2015 8:40 pm

Governo inicia processo de implantação dos Centros de Educação Integral de Ensino Médio

Uma reunião técnica define, nesta terça (21) e quarta-feira (22), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), estratégias para iniciar a instalação dos Centros de Educação Integral de Ensino Médio no Maranhão. Os secretários de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelas duas pastas aos parceiros do projeto, o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação de Pernambuco (ICE Pernambuco), Instituto STEM e Instituto Sonho Grande.

Áurea Prazeres apresentou um panorama dos dados da educação do Estado e das atuais políticas educacionais. Sobre a implantação dos centros, ressaltou que este é um momento de planejamento entre Seduc, Secti e assessoria técnica do ICE Pernambuco. “Ano que vem serão instalados mais cinco centros de ensino integral no estado, o que significa uma nova metodologia, uma nova cara para o Ensino Médio no Maranhão”, afirmou.

De acordo com Igor Lima, o Instituto Sonho Grande mapeou cerca de 60 atividades em todo o Brasil e definiu duas para parceira, sendo uma delas o Centro de Educação Integral no Maranhão. “O desafio é grande, mas reunir os parceiros certos; se todos estiverem dispostos a trabalhar juntos, dá para reverter os números”, pontuou.

O novo conceito de educação se dá pelas atuais demandas educacionais, que exigem um ensino médio acadêmico com orientação vocacional e protagonismo juvenil, dando condições para que o estudante faça suas escolhas sobre a profissão que seguirá. Esses ideais estão inseridos na macropolítica de Educação do Governo do Estado, definida pelo Governador Flávio Dino, como Programa Escola Digna.

A construção dessa escola de ensino integral e integrado conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Para o secretário Bira do Pindaré o trabalho de parceria é importante. “A união das de secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia, com o know-how do ICE é um salto de qualidade para a educação pública”, disse.

Centros

Serão instalados cinco Centros de Educação Integral de Ensino Médio em quatro municípios: Santa Inês (1), São José de Ribamar (1) São Luís (2), Timon (1). Em São Luís, o CE Dr. João Bacelar Portela, no bairro Ivar Saldanha, e o CE Professor Mário Martins Meireles, em Pedrinhas, serão transformados em Centros de Educação Integral de Ensino Médio.