3/12/2015 12:45 pm

Governo inicia reforma de 32 unidades de ensino em diversas regiões do estado

O Governo do Estado iniciou as obras de reforma e adaptação de 32 escolas estaduais na capital e no interior do Maranhão. Esta é a primeira parte de um total de 60 unidades de ensino que serão beneficiadas em 36 municípios até o final deste ano. Os investimentos somam mais de R$ 90 milhões e as obras estão sendo realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

“O governador Flávio Dino determinou que recuperássemos as escolas estaduais para que todas tenham condições mínimas de receber nossos estudantes. Isso demonstra uma nova realidade em nosso estado, com a decisão firme do governador de investir na educação como forma de libertação da nossa gente”, declarou o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.
A primeira etapa das obras de reforma e adaptação já foram iniciadas nos municípios São Luís, São Mateus, São Bento, Candido Mendes, Alcântara, Carutapera, Bacurituba, Vitória do Mearim, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Imperatriz, João Lisboa, Coroatá, Caxias, Icatu, Morros, Rosário e Axixá.
Em São Luís as obras foram iniciadas nos Centros Educacionais Professor Mário Martins Meirelles, Professora Maria do Socorro Almeida, Margarida Pires Leal e Unidade Sagarana II. Essas escolas serão beneficiadas com os serviços de adaptação dos banheiros, reforma dos muros, pintura e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas.
Dentre as outras unidades que serão beneficiadas na capital estão os Centros Educacionais Vicente Maia, Fernando Perdigão, Prof. Dayse Galvão de Sousa, Paulo IV, Caic, Barjonas Lobão e Unidade Integrada Padre Antônio Vieira. Nestes locais, as obras serão iniciadas na primeira quinzena de dezembro.
Na escola Padre Antônio Vieira, no bairro do Anil, será reformada a cobertura do telhado, instalação de forro, pintura, adequação da cozinha, cantina e dos banheiros, além da revisão nas instalações elétricas e hidráulicas e a instalação para climatização em cinco salas de aula e recuperação da quadra de esportes.
Em Tutóia, o Centro Educacional Henrique Rocha, que atualmente funciona com quatro salas de aula, será ampliado com a construção de mais duas salas de aula, além da troca de piso, forro, novos banheiros e a construção do muro para aumentar a segurança dos estudantes.
Já no município de Itapecuru-Mirim está sendo realizada a reforma de duas escolas: o Centro de Ensino Prof. Newton Neves e Olegário Bispo/Escola Quilombola. Em Belágua, o Centro de Ensino (CE) Emézio Araújo passará por uma grande reforma, incluindo a parte elétrica com aumento da capacidade da subestação para suportar as instalações de ar nas salas de aula.
A cidade de Chapadinha será beneficiada com a reforma do CE Dr. Paulo Ramos. Em Tuntum, será reformado o CE Isaac Martin. Na cidade de Gonçalves Dias a reforma contemplará o CE Prof. Sulamita Lúcio do Nascimento. Em Icatu será reformado o Centro Educacional Matias Costa e a Unidade Integrada Professora Raimunda Paixão anexo II – Ana Flávia.
No Centro Educacional Matias Costa, as obras já foram iniciadas. A escola estava desativada há nove anos e agora terá a estrutura recuperada e ampliada com a construção de mais duas salas de aula, secretaria, sala de informática e banheiros.
No Sul do Maranhão, dez escolas serão beneficiadas nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Porto Franco. Já estão em andamento as obras nos Centros Educacionais Newton Barjonas Lobão e Vespasiano Ramos (em Imperatriz); Henrique de La Roque e Rio Amazonas (em João Lisboa). Nos municípios de Balsas, Riachão, Açailândia, Porto Franco e Governador Edison Lobão as obras serão iniciadas até o fim deste ano.
Foto 1 - Escola Padre Antonio Vieira já recebe serviços de pintura

Escola Padre Antonio Vieira já recebe serviços de pintura