5/11/2022 10:12 am

Governo instala Auditório e Centro de Documentação do Conselho Estadual de Educação

Instalação do Centro de Documentação Maria José Palhano

Em comemoração aos 60 anos do Conselho Estadual de Educação (CEE), a entidade recebeu, nesta sexta-feira (4), o Centro de Documentação do Memorial, denominado Maria José Palhano Ramos, e o Auditório, José Maria Ramos Martins. Os dois homenageados são ex-conselheiros que com notório saber e militância em defesa da Educação maranhense.

Autoridades e conselheiros com familiares do homenageado

Participaram da solenidade a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira; o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; a presidente do CEE, Soraia Raquel, conselheiros de Educação, familiares dos homenageados e servidores do CEE.

“Há pessoas que deixam seus legados. Isso é imortal, sobretudo na Educação. Homenagear Maria José Palhano e José Maria Ramos é prestar um devido reconhecimento a dois expoentes grandiosos da Educação do Maranhão. O governo Carlos Brandão segue firme no protagonismo da Educação como área prioritária de sua gestão e hoje faz isso homenageado valorosos educadores que já se foram, mas deixaram um legado importante para o estado”, realçou a secretária Leuzinete Pereira da Silva.

O Centro de Documentação do CEE/MA foi criado pela Resolução nº 054/2022, que institui, também o Memorial do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. O Centro de Documentação do Memorial do Conselho tem entre suas atribuições a guarda e preservação do acervo histórico do CEE, que é composto por exposição permanente e provisória, material documental físico, digital, iconográfico, e audiovisual de caráter histórico, adquirido por doação, cessão e empréstimo.

“É uma homenagem a ex-conselheiros que prestaram valiosos serviços à Educação. O Centro foi constituído para organizar os trabalhos do memorial do Conselho Estadual de Educação, que visa resgatar todo a história desses sessenta anos. Portanto, hoje é um momento de grande alegria para todos nós”, destacou Soraia Raquel.

Conforme Resolução do CEE, o Centro também poderá realizar acordos de Cooperação Técnica e seu acervo pode ser constituído por meio de doação, legado, cessão, patrocínio ou transferência, observada a relevância e finalidade do mesmo para a missão e os objetivos do Memorial do Conselho Estadual de Educação.

Memorial

O prédio que sedia o CEE foi totalmente reformado e entregue em fevereiro desde ano com investimentos na ordem de R$ 1.699.761,42. A entidade educacional ganhou arquivo digitalizado e um memorial contando sua história com os marcos legais, resoluções, regulamentações, equipamentos antigos, até uma galeria de ex-presidentes do órgão.

Secretários e conselheiros com familiares de Maria José Palhano

Fonte: Seduc
Fotos: Aretha Ramos
04/11/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI