3/12/2015 8:42 pm

Governo institui agenda de trabalho para fortalecer o regime de colaboração com os municípios

olinda nova (2)
Com a finalidade de trabalhar de forma articulada com os municípios maranhenses, apoiando as redes municipais de ensino na implementação das metas dos planos de educação (PMEs), no âmbito do eixo regime de colaboração da macropolítica de educação – ‘Escola Digna’, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), instituiu uma agenda de trabalho com as gestões municipais para alinhar as ações para 2016.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres o objetivo é fortalecer em 2016, o diálogo iniciado na atual gestão, aproximando o Estado dos municípios, alinhando ações prioritárias para a educação do Maranhão, como combate ao analfabetismo, ampliação da matrícula, nucleação de espaços escolares, municipalização e transporte escolar.
“A meta do governo Flávio Dino é avançar na dimensão do regime de colaboração com os municípios, e, para isso, contamos com a parceria da Undime/MA [União de Dirigentes Municipais de Educação, seção Maranhão] e a Famem [Federação dos Municípios do Estado do Maranhão], com ações compartilhadas”, destacou a secretária Áurea Prazeres durante encontro na terça-feira (1°), com 22 gestores educacionais da Baixada Maranhense, no município de Olinda Nova.
Na avaliação do prefeito Edson Barros Júnior, o apoio do Estado é fundamental para a melhoria dos indicadores educacionais. “A atual gestão do governo vem mantendo um bom diálogo com os municípios, apoiando com ações importantes para melhoria da educação, entre elas o ‘Escola Digna’, que serviu de inspiração para construção das escolas aqui no município”, enfatizou.
Plano ‘Mais IDH’
As ações em regime de colaboração já iniciaram em municípios-foco do Plano ‘Mais IDH’, que tem o objetivo de promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de ações estratégicas nos 30 municípios maranhenses com piores IDHs.
Entre os projetos, está o Programa ‘Escola Digna’, com a substituição das instalações escolares inadequadas existentes (palha, taipa, galpão, entre outros) por estruturas de alvenaria, nucleação e gerenciamento da comunidade escolar; assessoria técnico-pedagógica às redes municipais de educação e formação de professores; e a mobilização pela alfabetização de jovens, adultos e idosos através do Programa Brasil Alfabetizado (em execução), parceria com o Governo Federal, atendendo 25 mil pessoas; e o “Sim, Eu Posso”, com o convênio firmado entre Estado, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), contemplando oito municípios e mais 15 mil pessoas.
No próximo dia 14 (segunda-feira), em ação conjunta com a Undime, a Seduc reunirá com gestores e secretários municipais de educação dos 217 municípios maranhenses eterá a presença do Ministério da Educação. O encontro será realizado no auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), das 8h às 18h. Na pauta a Base Comum Curricular do estado, assessoria técnico-pedagógica e transporte escolar.