15/06/2021 11:03 am

Governo intensifica ações do Pacto e realiza Webinário para debater a Educação Infantil

Nesta segunda-feira (14), Governo do Estado, por meio daSecretaria de Estado da Educação (Seduc),em parceria com Eneva, Laboratório de Educação (Labedu) e Undime-MA, promoveu o 3º Webinário Interno do Ciclo Formativo 2021 do Pacto pela Aprendizagem do eixo da Educação Infantil, como tema “Diálogos sobre Educação Infantil: concepções de linguagem na infância”. O evento, destinado exclusivamente para Articuladores Regionais, Coordenadores Municipais e Técnicos Educacionais das redes municipais, foi transmitido pelo canal YouTube da Secretaria.

Terezinha Brito expressou satisfação pelo webinário. “Estou extremamente apaixonada pela Educação Infantil a cada formação, revelou. Adriana Barros elogiou o evento. “Os webinários são maravilhosos, exprimiu. Aldenira F. Sousa também se manifestou sobre o encontro virtual e demonstrou satisfação. “Palestra riquíssima, muita aprendizagem.

O Webinário contou com a participação de Carolina Lima, técnica da Seduc;da Formadora do Regime de Colaboração, Rosângela Rodrigues; e das palestrantes Maria Grembecki, Formadora do Laboratório da Educação (Lambedu), formada em Pedagogia pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC), com especialização em Alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz; e de Andrea Porto, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência da Educação Infantil, professora de Educação Infantil da rede municipal de São Luís, formadora dos Centros Educa Mais de São Luís.

Durante o encontro, Andrea Porto debateu sobre as relações entre docência na Educação Infantil, linguagem e cultura escrita; responsabilidade docente de ampliar os horizontes de experiências com a linguagem verbal no cotidiano da Educação Infantil por meio de ações culturais; a importância de ser leitor de literatura para o exercício da docência na Educação Infantil; e o conhecer a coletânea do projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil”.

A professora Andrea Porto destacou a importância da literatura para o desenvolvimento cultural da criança. “Os livros de literatura ampliam a culturas das crianças, muitas não terão oportunidades de conhecer um determinado país, idioma ou outra cultura e a literatura também possibilita essa oportunidade. Por meio da literatura, a criança viaja e conhece outras formas de cultura”, destacou.

A professora Maria Grembecki destacou, entre outros assuntos, os parâmetros para a construção de uma rotina de trabalho com a linguagem na Educação Infantil e sugeriu a roda de conversa e a hora da história como exemplos mais freqüentes de atividades que devem ocorrer diariamente, quando as aulas presenciais puderem ser realizadas.

“A roda de conversa e hora da história, quando bem conduzidas, configuram-se como situações bastante férteis ao desenvolvimento da linguagem infantil, porque privilegia o contato das crianças com a linguagem escrita e oral, amplia o repertório literário, gramatical e de palavras, favorece a troca de ideias sobre o texto, a retomadadealguns de seus trechos e a comparação com outros textos ou com fatos da vida”, expressou.

 

Fonte: Seduc
Data: 14/6/2021

 

 

 

 

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