21/09/2020 2:41 pm

Governo intensifica ações do Pacto pela Aprendizagem e promove webinários e formações

As formações virtuais têm participação de grande público

Em continuidade às ações do Pacto pela Aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá, nesta terça-feira (22), às 15h, o webinário “Alfabetização, currículo e democracia: (im)pactos necessários e urgentes”. O evento, que segue o fluxo formativo na modalidade remota, composto por encontros online e atividades offline, faz parte do 2º módulo de formação do Pacto, será transmitido pelo canal YouTube da Seduc.

O encontro virtual contará com a participação da professora Maria do Rosário Longo Mortatti, escritora e professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).

A mediação do encontro será da professora Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, que tem estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é professora do Departamento de Educação I, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é coordenadora do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR).

Desde o dia 14 de setembro, a Seduc realiza uma série de atividades que fazem parte do cronograma das ações do Pacto pela Aprendizagem e, até o dia 29 de outubro, realizará webinários, fórum de estudo e discussões, encontro formativo estadual e ciclos formativos municipais, visando ao fortalecimento da educação no Estado.

Na semana passada teve início o 1º módulo da Formação do Pacto pela Aprendizagem, que reuniu, aproximadamente, 330 profissionais, entre articuladores regionais e municipais. O tema “Alfabetização e letramento na modalidade remota: possibilidades e desafios” foi amplamente discutido entre representantes das redes municipais de todas as Unidades Regionais de Educação do Maranhão (UREs) e a equipe de formadoras da Seduc, que se dividiam em seis salas virtuais.

“A formação está sendo muito valiosa, principalmente porque trouxe ótimas reflexões sobre alfabetização e letramento e ficou muito claro que uma não pode ser dissociada da outra. Estes processos têm que caminhar juntos para que a criança aprenda a ler, escrever e compreender o seu contexto social”, expressou Maria Zelda Cruz, participante do evento formativo.

O Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem é uma iniciativa do Governo do Estado, instituído, em 2019, no âmbito da Política Educacional Escola Digna. Reforça a colaboração entre a Seduc e as secretarias municipais de educação, fortalecendo o regime de colaboração por meio do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores e a concretização das metas dos Planos de Educação, especialmente da alfabetização e aprendizagem na idade certa de todas as crianças do Maranhão.

São parceiros do Pacto a Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/BRASIL), Instituto Natura e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

21/09/2020