17/02/2016 2:43 pm

Governo intensifica ações para universalizar bibliotecas e espaços de leitura nas escolas

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Estudantes na biblioteca do Centro de Ensino Joana Batista, na Cidade Olímpica, em São Luís. Foto/Divulgação

 

Com finalidade de universalizar as bibliotecas escolares no Sistema Estadual de Ensino, atendendo a Lei nº 12.244/10, dinamizar e adequar a função desses espaços de leitura e pesquisa, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem intensificando ações de intervenção, garantindo as condições necessárias para formação de estudantes leitores e escritores nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Desde os primeiros meses da atual gestão, um conjunto de ações vem acontecendo como a formação de professores nas áreas de letramento (todas as áreas – leitura/interpretação de texto) para o apoio pedagógico aos estudantes da rede estadual e em parceria com os municípios; fomento a projetos de incentivo à leitura nas escolas; organização do espaço da biblioteca escolar (espaço físico, mobiliário, processamento técnico do acervo e prestação de serviços), bem como planejamento de atividades para revitalização das bibliotecas faróis da educação, próximas às escolas.

 

“Nosso governo considera a leitura primordial para a construção de conhecimento, sendo um importante instrumento de formação da visão do ser humano como ser social e crítico, e reconhece a importância desses espaços como um ambiente leitor, estimulando, assim, esta prática na comunidade escolar, por meio de  mecanismos dinamizadores e prazerosos”, destaca a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, acrescentando que a Seduc está revitalizando, além dos espaços escolares, as bibliotecas faróis, próximas às unidades de ensino, visando fortalecer a proposta pedagógica escolar, que terá no farol um ambiente para práticas educativas.

 

De acordo com a secretária, essa proposta visa a ressignificação da relação biblioteca farol da educação e a escola do entorno, que agora assume papel decisivo no estabelecimento de uma cultura leitora nas escolas. “Revitalizar os faróis por serem bibliotecas, anexando-os à escola com o desenvolvimento de ações integradas entre a comunidade escolar e a equipe de trabalho do farol, além de fortalecer o protagonismo juvenil dos educandos contribui para a formação de cidadãos leitores”, ressaltou Áurea Prazeres.

 

Nessas ações a Seduc também conta com a participação dos gestores, estudantes, professores, auxiliares de biblioteca e demais funcionários da comunidade escolar, bem como da sociedade civil organizada e de voluntários, para desenvolver atividades ao longo do período letivo que integre as ações do farol ao planejamento escolar, como palestras, minicursos, visitas técnicas, oficinas de leitura e atividades culturais.

 

Diretrizes

 

Com a meta de formar estudantes leitores e escritores em todas as disciplinas, no âmbito de Programa de Ensino Médio de Qualidade para Todos, o Governo do Estado, por intermédio da Seduc, está orientando as escolas (professores e gestores) do Sistema Estadual de Ensino para o desenvolvimento de um conjuntos de ações, seguindo diretrizes como: definir projetos permanentes com a leitura de textos literários, peças teatrais e outras manifestações artísticas no espaço escolar; análise e discussão de obras e textos, a partir de contextos histórico e político; debates, palestras ou mesas redondas com base na leitura de temas atuais.

 

“O desenvolvimento dessas atividades será fundamental para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Essas ações irão fomentar na escola uma relação em sala de aula, na qual os professores possam ver seus alunos como sujeitos capazes de produzir conhecimento”, explica Áurea Prazeres.

 

Núcleos de Educação

 

Além disso, os 30 núcleos de Educação Integral para os alunos do Ensino Médio, que serão construídos pelo Governo do Maranhão – dez já estão em processo licitatório –, também irão possibilitar as condições necessárias para incluir efetivamente os estudantes em uma comunidade de leitores e escritores.

 

Os Núcleos funcionarão como um espaço aberto aos estudantes: um lugar para a prática de estudos, pesquisa, formação continuada, empreendedorismo, esporte e lazer. Entre outros espaços, cada núcleo contará uma ampla biblioteca, que servirá como suporte para o desenvolvimento de projetos que trabalhem as habilidades para o domínio da leitura e escrita em cada componente curricular.

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