25/02/2018 1:00 pm

Governo investe em Formação Continuada em Educação Inclusiva

08482_08482_jss_9135_4909681140722663233_6686148112381447519

Formação Continuada em Educação Inclusiva na área de Libras

Garantir o fortalecimento da política de inclusão para a efetivação do direito de pessoas com deficiência na escola. Com este objetivo o Governo do Maranhão vem investindo na melhoria da qualidade da Educação ofertada pela rede estadual de ensino.

E como parte das ações implementadas, a Secretária Estadual de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação Especial, levará, no período entre 26 deste mês (segunda-feira) ao dia 27 de abril (sexta-feira), a ‘Formação Continuada em Educação Inclusiva na área de Libras’ para professores das salas de recursos multifuncionais, na rede estadual de ensino em 18 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Entre os principais objetivos da capacitação estão: intensificar os conhecimentos teóricos e metodológicos dos professores que atuam na Educação Especial, possibilitando aos estudantes condições de acesso, participação e aprendizagem nos diferentes níveis e modalidades nos quais eles se encontram matriculados;  e a Introdução conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas no contexto das Salas de Recursos Multifuncionais, entre outros.

A formação versará sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na área de surdez dando oportunidade ao professor de rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedogógicos da inclusão, garantindo ao estudante com surdez a aprendizagem nas turmas de ensino comum, tendo como suporte o AEE.

A ação será desenvolvida em três etapas. O Módulo I da formação será aplicado a partir desta segunda-feira (26) e vai até sexta-feira (02 de março). Nesta etapa, serão trabalhadas: as concepções acerca da surdez/deficiência auditiva; Legislação vigente e tendências subjacentes à educação dos estudantes com surdez; Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sua estrutura linguistica e seu uso em contextos comunicativos.

O Módulo II será realizado de 19 a 23 de março. As temáticas a serem trabalhadas junto aos educadores serão: o atendimento educacional especializado para os estudantes com surdez/deficiência auditiva e os três momentos didático-pedagógicos. Na oportunidade será elaborado o plano de atendimento individualizado aos alunos com surdez.

O Módulo III será aplicado no período de 23 a 27 de abril, com abordagem sobre: a literatura surda e suas contribuições para o letramento e a construção da identidade do estudante com surdez/deficiência auditiva; e as tecnológias acessíveis e a elaboração de materiais didático-pedagógicos para o Atendimento Educacional Especializado /surdez/deficiência auditiva.

“Estas capacitações fazem parte de uma estratégia essencial no desenvolvimento de uma educação inclusiva, tendo em vista as demandas e os desafios que os professores e equipe pedagógica vivenciam no cotidiano escolar, diante dessa nova realidade de inclusão”, destacou a professora Rosane Ferreira Supervisora de Educação Especial da Seduc.

URE de São Luís terminou a formação para gestores e supervisores

Terminou nesta sexta-feira (23), a Formação Continuada em Educação Inclusiva para gestores e supervisores escolares, iniciada na segunda-feira (19).

Foi a primeira formação voltada, exclusivamente, para a capacitação de gestores e supervisores em uma proposta de entendimento sobre o que trata a política de inclusão para a efetivação do direito de pessoas com deficiência na escola.

Durante toda a semana os educadores de ensino estiveram imersos em uma vasta programação que debateu e ampliou conhecimentos em temas que foram desde o reconhecimento de leis, como a LBI – Lei Brasileira de Inclusão, até em como pensar um currículo que possa ser acessível, tanto para o estudante que tem deficiência intelectual, quanto para o que tem altas habilidades.

23/02/18