6/09/2016 12:33 pm

Governo investe em melhorias da infraestrutura de escolas em São Luís

Foto 3 Seduc Governo investe em melhorias da infraestrutura de escolas em São Luís

Reforma do Centro de Ensino Paulo VI, na Cidade Operária, em São Luís, foi entregue pelo governo em junho.

Para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem em mais de 100 escolas da rede estadual, localizadas na região metropolitana de São Luís, o Governo do Maranhão investe na melhoria da infraestrutura dos prédios escolares e no suporte a essas unidades. Para se ter ideia, das 118 escolas estaduais da ilha, 107 já receberam, até o momento, manutenção na infraestrutura, incluindo serviços de pinturas, reparas elétricos, hidráulicos, entre outros.

Foto 2 Seduc Governo investe em melhorias da infraestrutura de escolas em São Luís

Escola Almirante Tamandaré

Nos últimos meses, o Governo do Estado entregou oito escolas totalmente reconstruídas em São Luís, beneficiando 5.488 alunos, com investimentos de R$ 16,8 milhões. São elas: Vicente Maia (Anjo da Guarda), Fernando Perdigão (Monte Castelo), Maria do Socorro Almeida (São Cristóvão), Sagarana II (Alemanha), Mário Martins Meirelles (Estiva), Padre Antonio Vieira (Anil), Margarida Pires Leal (Alemanha) e Paulo VI (Cidade Operária).

Além destas, outras escolas de grande porte estão sendo reformadas, como o CE Almirante Tamandaré, cujas obras seguem o cronograma estabelecido e, para garantir que o cumprimento do calendário escolar, a Seduc tomou medidas para que, mesmo com os trabalhos na instalações, as aulas transcorram sem prejuízos aos alunos.

O CE Gonçalves Dias, por exemplo, que atende mais mil alunos, receberá, até o final do mês, serviços de manutenção preventiva e corretiva no prédio. No Centro de Ensino Jornalista João Lisboa (Cejol), que possui 2,7 mil estudantes matriculados, foram instalados ventiladores nas salas de aula, além da subestação para o pleno funcionamento dos aparelhos ar condicionados e reparos na instalação elétrica.

Ainda estão em andamento as reconstruções das escolas: Caic Barjonas Lobão (Jardim América), CE Dayse Galvão De Sousa (Vila Embratel) e Caic Cidade São José de Ribamar (São José de Ribamar).

“Por determinação do Governador Flávio Dino, estamos vistoriando, semanalmente, as unidades escolares de São Luís e, também, do interior do estado, ouvindo as demandas dos alunos, professores e gestores, a fim de melhorarmos a estrutura das escolas e darmos condições dignas para o ensino e aprendizagem de qualidade. Já recuperamos e entregamos 55 escolas que foram totalmente reconstruídas nos últimos meses. Gradualmente as melhorias chegarão em toda a rede estadual”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Segurança nas escolas

Foto 4 Seduc Governo investe em melhorias da infraestrutura de escolas em São Luís

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está atuando, em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio do Comitê de Prevenção e Repreensão Qualificada à Violência Escola, desenvolvendo ações de acompanhamento, orientação, combate às drogas, entre outras.

Também, todas as unidades da rede possuem postos de vigilância patrimonial, atendendo reivindicação da comunidade escolar. Ainda com foco na segurança de alunos e profissionais da escola, a atual gestão do Governo do Maranhão também ampliou a frota da Ronda Escolar, parceria com a Polícia Militar, atendendo, sobretudo, escolas da região metropolitana de São Luís.

Alimentação Escolar

Como parte dos investimentos na melhoria dos espaços escolares, o Governo do Estado atendeu uma antiga demanda dos centros de ensino da rede, que é a falta de pessoal para o preparo da merenda escolar. Estes profissionais foram contratados conforme critérios exigidos pelo Ministério da Educação e, desde a última semana, estão chegando às escolas em todo estado.

Foto 1 Seduc Governo investe em melhorias da infraestrutura de escolas em São Luís (1)

Escola Almirante Tamandaré, na Cohab, em São Luís, em reforma geral.

Fonte: Seduc

Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI