No total, 20 técnicos das 19 URE’s participam do encontro presencial do Módulo III – Dimensão Administrativa da Gestão Escolar. Durante a formação são realizadas oficinas sobre o desenvolvimento do módulo em questão, rodas de diálogos e práticas de navegação no ambiente e-Proinfo, entre outros, com o objetivo de promover a apropriação das ferramentas do ambiente virtual e-Proinfo e a discussão dos temas que serão trabalhados nas unidades de estudo.
A proposta é fazer com que os tutores se cerquem de conhecimento sobre o ambiente virtual e o conteúdo do módulo para que, quando retornem às suas regionais possam atuar na tutoria da formação de gestores, de modo a favorecer o bom aproveitamento dos cursistas nos estudos, nas discussões e nas interações propostas.
“Essa formação acontece a cada abertura de módulo de formação de gestores da rede estadual. O que a Seduc visa é melhorar as práticas na escola. Um gestor formado e mais informado é um gestor que a gente entende que a prática dele vai melhorar e aperfeiçoar. Então quem ganha mais com isso são os nossos alunos”, destacou Maxilene Silva, Supervisora de Gestão Escolar da Seduc.
O curso de Formação Continuada de Gestores Escolares é uma das ações do Programa Mais Gestão, implantado no ano passado. Inicialmente o intuito era garantir a certificação de profissionais de educação que tivessem a pretensão de atuar como gestor escolar. “Porém, a Seduc entende que a formação tem que ser contínua e permanente, pois, o profissional só melhora a sua prática quando ele está em processo permanente de estudo. Por isso, o Estado ampliou para o âmbito da formação permanente e continuada”, reforçou Maxilene Silva.
O curso tem duração de um ano e oito meses, com carga horária de 300 horas e dividido em nove módulos. Todo o conteúdo é voltado principalmente para as práticas pedagógicas, administrativas, financeiras e jurídicas da gestão escolar.
Os técnicos/tutores destacaram a importância do treinamento. “O processo de gestão da escola implica em múltiplos saberes. É preciso que ultrapassemos a barreira do empírico e que haja uma fundamentação teórica para que o gestor possa exercer as suas funções. E aí, o ‘Mais Gestão’ vem com esse objetivo de dar essa fundamentação aos gestores, oportunizando um melhor exercício de suas funções”, destacou Paulo Filho, Tutor da Regional de Santa Inês.
“Desde o primeiro módulo a gente tem atualizado muitos conhecimentos dos gestores. Então, eles estão participando dos módulos, estão gostando. Muitos ainda encontram dificuldades em trabalhar na modalidade à distância, mas, aos poucos eles estão se adaptando. E essa formação aqui, facilita ainda mais a nossa tutoria junto a eles, e, consequentemente, o aprendizado deles durante o curso”, pontuou Aline Fátima Weber, Técnica da Regional de Balsas.