20/03/2017 5:15 pm

Governo investe no regime de colaboração com municípios para melhorar índices educacionais do estado

A construção de novas escolas em substituição às de taipa, barro ou de estruturas inadequadas; assessorias técnico-pedagógicas; programa de regularização de fluxo escolar; alfabetização de jovens e adultos e investimentos no transporte escolar são algumas das ações estratégicas que o Governo do Estado está realizando em regime de colaboração com os munícipios para melhorar a educação.

As medidas foram destacadas pela secretária Adjunta de Ensino, Nádya Dutra, na abertura do XVI Fórum Estadual da União de Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (Undime/MA), nesta segunda-feira (20), no centro de convenções da Universidade Federal do Maranhão.

Representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o governador Flávio Dino, Nádya Dutra ressaltou que a meta do Governo do Estado é oferecer educação pública de qualidade a todos os maranhenses. “Além de todas as ações e programas instituídos pelo governo Flávio Dino, destinados ao apoio técnico aos municípios, a secretaria de Estado da Educação (Seduc), coordena no estado outros programas como o de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), entre outros. Tudo para garantir, junto com os municípios, que os maranhenses tenham acesso a uma educação de qualidade”, reforçou.

O governo instituiu no âmbito da Seduc uma Assessoria de Gestão Estratégica para o Regime de Colaboração, que é responsável por: Assessoria Técnico-Pedagógica aos municípios que integram o Programa Escola Digna; o Programa de Regularização do Fluxo Escolar (Avança); a Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação; e a Rede de Assistência Técnica para Elaboração e Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração.

DSC_3886

O presidente nacional da Undime, Alécio Costa, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo governo no Maranhão. “Temos visto que o Estado vem desenvolvendo bem o regime de colaboração com os 217 municípios,” apontou.

A abertura do Fórum da Undime/MA foi coordenada pela presidente da entidade no Maranhão, Maria Gorethi dos Santos Camelo, com a participação do vice-presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escola (OMEP), Mauro Gurgel e do representante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Pedro Fernandes. O fórum, que segue até quarta-feira (22), conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Seduc.

Fotos: Lauro Vasconcelos