Incentivar a leitura e a produção artística e literária dos estudantes da rede pública, e, ao mesmo tempo, oportunizar um pouco mais o conhecimento sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Com estes objetivos, o Governo do Estado do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura e Turismo (Sectur), lançou, na manhã desta segunda-feira (21), o ‘Concurso Artístico e Literário Josué Montello: Vida e Obra’.
A atividade foi lançada na Casa de Cultura Josué Montello e faz parte da ‘VII Semana Montelliana’, que comemora o Centenário do escritor maranhense. Na solenidade de Lançamento do concurso, que é destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, o secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais (Sappe), Ismael Cardoso, representou o Secretário Felipe Camarão. Estavam presentes ainda Alenca Montello e Lillian Montello, filhas do escritor, além de estudantes e professores.
“Esse concurso é muito importante, porque além de incentivar o gosto pela leitura e pela literatura, nós queremos levar os nossos alunos a descobrirem a obra de Josué Montello, por tudo o que esse grande escritor representa para o Maranhão e para o Brasil. Então, estudantes mergulhem na obra de Montello, escrevam, fotografem, desenhem, viajem na obra de Montello”, pontuou Ismael Cardoso.
“Hoje neste auditório tivemos uma emoção muito grande, porque são adolescentes e jovens, que desde cedo estão tendo a oportunidade de conhecer a obra do meu pai. Isso significa que a obra dele nunca será esquecida. E para incentivar mais ainda a participação desses jovens nós doamos uma pequena quantia (R$ 1.000,00)”, destacou Alenca Montello.
“Quando nós éramos crianças tudo isso era muito natural. Mas, fomos crescendo e isso virou admiração, encantamento. Ficamos muito felizes com essa homenagem, porque o nosso pai tinha um carinho imenso por essa cidade, que nós também aprendemos a gostar”, disse Lillian Montello.
“Tenho certeza que Josué Montello, onde quer que esteja, está muito feliz, porque esse era o objetivo quando ele escreveu tantas obras, que as informações que estão em seus livros fossem disseminadas para os mais jovens. Então, é uma homenagem, que se tivesse só esse concurso, tenho certeza que ele já estaria satisfeito. É de grande importância para estimular o gosto pela leitura e pela obra de Josué”, disse Joseane Souza, diretora da Casa de Cultura Josué Montello. Cerca de 100 estudantes do Liceu Maranhense, Cejol, Centro de Ensino Benedito Leite e Bernardo Coelho de Almeida participaram do lançamento do concurso, que teve ainda uma palestra sobre a obra e vida do autor.
O concurso irá escolher os melhores trabalhos nas modalidades: Redação, Poesia, Desenho e Fotografia. A seleção e julgamento das produções serão feitos por uma comissão técnica formada pela Seduc e Sectur, seguindo os critérios previstos no edital. Os vencedores de cada modalidade receberão notebooks, celulares e kits de livros, assim como os professores que orientarem a produção artística receberão, como reconhecimento, um kit de livros e uma placa alusiva ao concurso.
A fim de incentivar este processo, as escolas, nas quais os estudantes premiados estudem, também receberão como reconhecimento o prêmio de R$ 4 mil, recurso que deverá ser utilizado para a qualificação do espaço e acervo da biblioteca escolar, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais na escola com foco na leitura, letramento e produção artística.
Após o lançamento do Concurso, estudantes e professores participaram de uma visita guiada pela Casa de Cultura Josué Montello, que comporta todo o acervo pessoal, bibliográfico e documental do escritor maranhense.
“Foi uma manhã enriquecedora, acrescentou muito conhecimento que a gente vai levar para a vida toda”, destacou Isadora Cristina de Abreu Quadros, estudante do Centro de Ensino Benedito Leite, que já está se preparando para participar do concurso na modalidade Redação.
Inscrições
As inscrições para o concurso iniciam nesta segunda e se estendem até 06 de novembro. O Edital do concurso está disponibilizado nos endereços eletrônicos da Seduc (educacao.ma.gov.br) e Sectur (sectur.ma.gov.br). Para concorrer o estudante precisa enviar sua produção artística e cultural para o e-mail premiojosuemontello@adm.ma.gov.br, além dos demais documentos indicados no edital
Josué Montello
O jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo e memorialista maranhense Josué Montello nasceu em São Luís do Maranhão, em 21 de agosto de 1917, onde passou sua infância e juventude. Filho de Antônio Bernardo Montello, de origem italiana, e de Mância de Souza Montello, de origem portuguesa.
Montello estudou na Escola Modelo Benedito Leite e no Liceu Maranhense onde dirigiu o periódico da escola intitulado “A Mocidade”, em que publicou seus primeiros escritos. No começo de 1936, mudou-se para Belém, dali saindo com destino ao Rio de Janeiro, em dezembro do mesmo ano. No Rio viveu a maior parte de sua vida e escreveu a maioria da sua obra. Josué Montello considerava-se um homem de sua Província, com a marca da terra e dos hábitos do Maranhão. Mas, também era um cidadão do mundo. Morou no Peru de 1953 a 1955, onde foi Catedrático Honorário da Universidade Maior de São Marcos, de Lima; em Portugal, em 1957, a convite do Itamaraty, regeu a Cátedra de Estudos de Lisboa, na Faculdade de Letras; em Madri, em 1957, como professor de Cátedra de Estudos Brasileiros pelo Itamaraty; em Paris como Conselheiro Cultural da Embaixada do Brasil de 1968 a 1970. De 1985 a 1989 exerceu o cargo de Embaixador do Brasil junto à UNESCO, em Paris, sempre retornando a São Luís nas suas vindas ao Brasil. Quase toda sua obra literária traz a marca da inspiração e da cultura maranhense.
Foi agraciado com 12 prêmios literários, um Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras, no dia 4 de julho de 1955, ocupando a cadeira nº. 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena. Membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Acumulou uma coleção de títulos e funções entre eles o de Reitor da Universidade Federal do Maranhão. Foi considerado um clássico de nossa literatura com muitos livros traduzidos no exterior, bem como versões cinematográficas de duas de suas novelas.
A obra literária de Josué Montello eleva-se a 160 títulos em vários gêneros, entre eles: romances, ensaios, crônicas, história, história literária, discursos, antologias, educação, novelas, teatro, biblioteconomia, literatura infantil e juvenil, memórias, prefácios, edições para cegos e cinema. Faleceu em 15 de março de 2006, aos 88 anos no Rio de Janeiro, onde vivia. Seu corpo está enterrado no cemitério São João Batista, naquela capital.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI