12/11/2019 12:08 pm

Governo lança edital de Cursos de Formação para moradores da Madre Deus e Praia Grande

Cursos serão oferecidos a toda a comunidade da Madre Deus e adjacências

O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), em parceria com o Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, lançou na manhã dessa segunda-feira (11) edital de inscrição para Cursos de Formação Inicial e Continuada das Unidades Vocacionais do Instituto Estadual, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), voltados para a comunidade dos bairros da Madre Deus e Praia Grande.

A oferta dos cursos na área central da capital maranhense, considerada berço da cultura local, tem por objetivo promover formação profissional articulada aos proprietários e colaboradores de estabelecimentos comerciais e empreendedores individuais, além de atender às demandas existentes de qualificação profissional local, permitindo a inserção no mercado de trabalho.

“Essa é uma parceria entre várias secretarias de Estado e o Conselho Cultural da Madre Deus, e o objetivo é fortalecermos a cultura e o turismo do Estado, iniciando pela Madre Deus, que é o berço cultural de São Luís, um bairro histórico. E a Secretaria de Educação vai contribuir com os cursos de qualificação profissional, porque é importante fomentarmos a cultura e o turismo e, ao mesmo tempo, prepararmos as pessoas, sobretudo as que moram aqui na Madre Deus, para que possam viver esse novo momento no qual o Governo do Estado está investindo para criar aqui uma rota turística”, destacou o secretário Adjunto de Educação Profissional da Seduc, André Bello.

Ao todo estão sendo ofertadas 360 vagas em 9 Cursos de Formação Profissional, com carga horária de 160 horas, nas áreas de: Bordados em Miçangas e Canutilhos; Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais; Inglês Básico e Instrumental aplicado ao Comercio e Turismo; Confeccionador de Instrumentos de Percussão; Gastronomia Regional; Garçom; Percussão e ritmos maranhenses, além de Espanhol Instrumental aplicado ao Comercio e Turismo.

“Temos um banco de professores cadastrados no IEMA que ministrarão esses cursos profissionalizantes. Cada curso terá duração média de três meses, iniciando em novembro e terminando em janeiro. E então, voltaremos aqui em janeiro para certificar os alunos que serão preparados para ter uma renda própria, assim que terminarem os cursos e nós fomentarmos a cultura e o turismo da Madre Deus”, reafirmou André Bello.

Andréia Pessoa diz que a oferta dos cursos beneficiará tanto quem deseja uma renda extra quanto os jovens que poderão ficar longe das drogas

Os cursos que têm inscrição e participação gratuitas são abertos a toda a comunidade, não só dos bairros da Madre Deus e Praia Grande, como também adjacências. E a idade mínima para participação é de 13 anos.

Os interessados devem comparecer ao Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus no período de 11 a 14 de novembro e efetuar a pré-inscrição mediante preenchimento de ficha cadastral disponível no local.

O coordenador Geral do Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, Silvério Costa Junior – conhecido na comunidade como Boscotô – agradece ao Governo do Maranhão pela iniciativa em promover qualificação profissional para os moradores da comunidade.

“Essa é uma vitória para a nossa comunidade. Uma comunidade que carece muito de ações e políticas públicas voltadas para a educação, principalmente na parte prática, daquilo que a nossa juventude possa usar depois, no mercado de trabalho. Então, o Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, que representa toda essa área, tem uma grata satisfação em estar recebendo a assinatura desse edital porque vai movimentar toda a localidade e juventude; e isso é de suma importância. E a procura pelos cursos está muito grande”, disse Boscotô.

Ainda segundo o coordenador geral, as aulas acontecerão na sede do Conselho Cultural, no prédio da Unidade Integrada José Giorceli Costa e nas sedes da Escola de Samba Turma do Quinto e do Bumba Meu Boi da Madre Deus, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, de acordo com a área escolhida pelo candidato.

“Os cursos são abertos a toda a comunidade da ‘grande Madre Deus’ e nós estamos felizes em estar ocupando esses espaços das entidades que temos aqui”, complementou o coordenador.

Andréia Batista Pessoa, que é moradora da comunidade, diz que os cursos de qualificação são importantes não só para a questão da inserção no mercado de trabalho, mas também servem para afastar os jovens do mundo das drogas, já que estarão com o tempo ocupado participando dos cursos profissionalizantes.

“Pretendo me inscrever no curso de Miçangas e bordados, e essa é uma oportunidade ímpar, ao lado da minha casa e gratuito. Só vem agregar. Se eu, de repente, precisar produzir bordados para vender, será de grande utilidade. Sem contar que ajudam a ocupar o tempo dos nossos jovens que às vezes, depois da escola, ficam em casa sem fazer nada”, disse a moradora.

A solenidade de assinatura do Edital contou ainda com a presença do secretário Estadual de Turismo, Catulé Junior; a secretária Adjunta de Cultura Incentivada, Jeane Ferreira Souza, e membros da comunidade da Madre Deus.

Confira aqui o edital.

Texto: Letícia Pinheiro