Dois importantes projetos para os estudantes maranhenses foram lançados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) na última segunda-feira (30), em evento ocorrido no Auditório do Convento das Mercês. O projeto Emaranhando Sonhos tece uma rede articulada de grêmios estudantis, incentivando a participação de estudantes na gestão participativa da escola e comunidade. O projeto Fazendo Escola debate a discriminação de gênero, com foco na importância de respeitar todas as mulheres.
O lançamento contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; da secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; do presidente do Grêmio Estudantil do C. E. Bernardo Coelho de Almeida, Eliezer Henrique, além de estudantes da rede pública estadual de ensino.
O vice-governador Carlos Brandão lembrou que o governo Flávio Dino tem como marca a gestão participativa, escutando a população. “É o governo de todos nós. É por isso que nós estamos fazendo e fortalecendo os grêmios. Foi assim que identificamos um dos principais problemas do estado, a falta de estrutura adequada para a nossa educação. Identificamos que tínhamos mil e cem escolas de palha e taipa, sem banheiros, sem estrutura, e nós estamos acabando com essa história. Hoje as crianças vão para uma escola de qualidade, com seu fardamento, e isso só foi possível porque escutamos os anseios da população”, disse.
Durante o lançamento dos projetos, que serão realizados nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado, o secretário de Educação, Felipe Camarão, e a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes, assinaram o acordo de parceria entre os órgãos para a realização do Emaranhando Sonhos e do Fazendo Escola.
O secretário de educação, Felipe Camarão, apresentou o Emaranhando Sonhos falando que o projeto é uma iniciativa da Seduc, através da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (Sappe), e lembrando que, quando o governador Flávio Dino assumiu o Governo do Maranhão eram apenas 33 grêmios estudantis formalizados na rede estadual de ensino e hoje esse número passou para 202 e com proposta de chegar a mais de 400.
“Mais dois projetos lançados pelo governo Flávio Dino na área da educação e da discussão do combate à discriminação de gênero. O primeiro, uma belíssima parceria entre a Seduc e outros vários parceiros, inclusive com a EMAP, que é o Emaranhando Sonhos, a criação de mais grêmios escolares em todo o nosso estado para que nossos estudantes tenham a consciência de fazer uma gestão democrática, participativa conosco e possam discutir conosco o futuro da educação pública maranhense. E o segundo, Fazendo Escola uma parceria importante entre Seduc e SEMU, com o objetivo de levar para as escolas o debate sobre a discriminação de gênero, a importância de respeitar todas as mulheres, principalmente as que compõem as nossas comunidades escolares e dali irradiar esse respeito e sentimento de igualdade para toda a sociedade”, detalhou Felipe Camarão.
Já a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes, ao apresentar o Fazendo Escola, que tem como lema Um futuro sem violência, mostrou dados da violência contra a mulher no Maranhão e no Brasil e ratificou a importância de debater a questão de gênero nas escolas. Para ela, as unidades escolares devem ser espaços de prevenção da violência, de buscar a conscientização de crianças e jovens e, também, gerar compromisso dos professores com essa temática, levando essa proposta para dentro das salas de aula.
Terezinha Fernandes afirmou que a intenção é que essas discussões tragam repercussão na vida desses jovens e avanço da capacidade de reflexão de toda a comunidade escolar para que um novo caminho seja construído. “Esperamos mudança de comportamento e ação de fato em toda a comunidade escolar. Para que depois isso se reverta em transformação de toda sociedade. Que todos nós homens e mulheres, sejamos livres e iguais”, declarou.
Com o lançamento oficial, os projetos seguem para as etapas regionais, com um novo momento de etapa estadual previsto para junho de 2018. A realização dos projetos conta, também, com parcerias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), do VIVA/PROCON, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Secretaria da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap).
O evento de lançamento contou, ainda, com a presença do presidente da EMAP, Ted Lago; do subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira; e do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI