Assessora Técnica da Embaixada da Espanha, Isabel Blecua, que ministra o Curso de Atualização em Língua Espanhol
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha, deu início, nesta segunda-feira (24), na Unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema – UP), São Luís, ao Curso de Atualização em Língua Espanhola da rede estadual de ensino, destinado a professores de Espanhol da Unidade Regional de Educação (URE) e do Iema, ambos de São Luís. Ao todo, foram disponibilizadas 45 vagas.
O curso com carga-horária de 40h, acontece nos turnos matutino e vespertino, das 8 às 12h15 e das 13h15 às 16h30, e segue até sexta-feira (28), na Unidade do Iema. A ação, que integra o calendário de formações da Seduc, visa possibilitar, ao mesmo tempo, um espaço para o estudo da Língua Espanhola, a ampliação das habilidades linguísticas dos professores, bem como oportunizar sua atualização.
A assessora Técnica do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha, Isabel Blecua, que ministra o Curso de Atualização em Língua Espanhol em São Luís, mencionou que os professores participantes do curso possuem nível de conhecimento elevado sobre a Língua Espanhola.
“Para nós, é um privilégio está aqui com professores brasileiros, que normalmente têm um nível muito importante de espanhol, são pessoas que têm muito interesse. Na verdade, é maravilhoso trabalhar aqui e ajudar no que for possível para desenvolver mais a língua espanhola. Para mim, verdadeiramente, quando ministro um curso é maravilhoso, agora esses professores do Maranhão são muito bons, são muito interessados, aqui os alunos têm sorte de ter professores como esses”, ponderou Blecua.
Já o professor Jermany Gomes Soeiro, do Colégio Militar Tiradentes I, afirmou que falar a língua espanhola hoje é ter oportunidade para se comunicar com o mundo. “Trabalhar língua é trabalhar vida. Geograficamente nós estamos distantes dos países de fala hispânica e para nós é muito importante pararmos um momento para atualizar os nossos estudos, os nossos ensinos para que a gente possa levar a língua espanhola mais atualizada para os alunos. Falar a língua espanhola hoje é poder conversar com o mundo inteiro. Então, para nós professores, é de suma importância nos atualizar, ainda mais no momento em que a língua espanhola vem sendo retirada do currículo e é uma forma de nos fortalecermos e brigarmos por esse espaço e pela necessidade da aprendizagem dessa língua, já que nós moramos na América Latina”, disse.
“A parceria com um órgão da Embaixada da Espanha, a convivência com os professores de língua Espanhola e essa constante atualização é tudo que nós precisamos, já que às vezes, aqui em nosso estado não é tão comum, nessa disciplina, serem ofertadas formações ou algo do tipo que façam com que o trabalho do professor de espanhol possa se desenvolver de uma forma melhor. Então, eu acredito que essa renovação, essa troca de experiência com outros professores é tudo muito produtivo”, enfatizou a professora Gabrielle Monteles, do Centro de Ensino Estado do Guanabara.
Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
24/06/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI