28/05/2019 5:43 pm

Governo ofertará mais de 2 mil vagas de cursos profissionalizantes do Iema nas unidades prisionais do Maranhão

As Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Administração Penitenciária (Seap) renovaram, na segunda-feira (27), convênio para a oferta de cursos profissionalizantes nas Unidades Prisionais do Maranhão. Os cursos serão ofertados por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e terão como objetivo principal oferecer capacitação e auxiliar na ressocialização dos detentos.

Os cursos beneficiarão 2.120 pessoas, entre elas, apenados, egressos do Sistema Penitenciário e familiares, em unidades prisionais de 15 municípios maranhenses. Alguns dos cursos ofertados são: artesão de biojoias, manicure e pedicure, pintor, agricultura orgânica, guia de turismo, encanador predial, salgadeiro, dentre outros.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca o trabalho que o Governo do Maranhão executa desde 2015 para vencer a crise em que se encontrava o sistema prisional.

“A educação é uma das formas que o governador Flávio Dino encontrou para vencer o colapso e a vergonha em que se encontrava o sistema prisional maranhense. São muitas ações que acompanhamos nesse sentido e essa aqui é só mais uma, que reforça a visão do governo. Oferecer cursos profissionalizantes é uma forma de propiciar o caminho da ressocialização, para que esses internos possam ter uma profissão produtiva e, com isso, ao saírem do sistema penitenciário, possam entrar no mercado de trabalho e dar novos rumos às suas vidas. Tudo isso demonstra mais inclusão social, mais oportunidades e mais dignidade humana”, declarou o secretário.

Para o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a educação é o caminho para a dignidade. “A educação profissional contribui para o direito a uma profissão. Isso faz com que os apenados tenham oportunidade por vezes negada enquanto estavam fora das unidades prisionais e o Governo do Estado, por meio do Iema, restaura esse direito e dá oportunidade para que eles também possam se ressocializar e reconstruir sua vida”, disse o reitor.

“A renovação desta parceria com o Iema só demonstra o quanto as ações de educação têm rendido bons frutos no sistema prisional do estado. Para se ter ideia desse avanço, decorrido do forte investimento feito pelo governador Flávio Dino, inserimos 5 mil internos em atividades educacionais, nos últimos quatro anos”, destaca o secretário Murilo Andrade de Oliveira.

Em 2018, o Instituto ofertou 25 cursos profissionalizantes com 94 turmas nas unidades prisionais de 26 cidades do Maranhão.

Fonte: Seduc
28/05/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI