27/02/2021 1:25 am

Governo participa de Congresso de Trabalhadores em Educação Pública

O Governo do Estado participou, nesta sexta-feira (26), do V Congresso Ordinário dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Estado do Maranhão (Contema), promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), e que tem entre os objetivos avaliar a situação da educação brasileira.

O secretário de Educação, Felipe Camarão, ministrou a palestra com o tema: Educação Básica do Maranhão: Piso, Carreira e Educação Remota. Felipe Camarão destacou o ensino remoto e as diretrizes para o ano letivo na rede pública estadual.

“Mais de 92% dos estudantes do mundo ficaram fora das salas de aulas no início da pandemia. Hoje, no Brasil, as aulas continuam não-presenciais. Sabemos que há uma realidade heterogênea no país e no estado. Outro aspecto que merece atenção é que os professores estão trabalhando mais no ensino remoto e todos desejariam estar em sala de aula presencialmente. No Maranhão, nosso retorno só será 100% presencial com o avanço da vacina, o ensino híbrido somente se as condições epidemiológicas permitirem e nas escolas que tiverem condições estruturais de retorno. E o remoto deve permanecer por mais dois meses, pelo menos. Estão liberadas apenas atividades voluntárias e facultativas, mediante controle com todas as medidas de segurança e desde que isso não viole a questão salarial dos professores e garanta a segurança dos estudantes”, explicou Camarão.

O secretário também ressaltou questões relacionadas à valorização dos professores, como gratificações, ampliação de carga horária e outros pontos que deverão avançar como titulações e progressões, dentre outros itens da pauta salarial. Além disso, frisou que a pedido do Sindicato, a Secretaria irá dialogar com a categoria para buscar alternativas para a implantação do Novo Ensino Médio, sem prejuízos aos professores de todos os componentes curriculares.

O Contema é realizado de quatro em quatro anos e, em 2021, em decorrência da pandemia, acontece por meio de plataforma virtual, com o tema central “Os desafios da educação brasileira e maranhense em tempos de pandemia da Covid-19”.

Durante o encontro, que encerra neste sábado (27), são discutidas, também, questões relacionadas às conjunturas internacional, nacional e estadual e novos desafios para o sindicalismo classista em tempos de pandemia da Covid-19; Diretrizes Educacionais com a vigência do Novo Fundeb; dentre outros.

“Convidamos o secretário de Educação, por entendermos que sua experiência o credencia como técnico e gestor para dialogar sobre a realidade educacional do nosso estado. Hoje temos um diálogo aberto com o gestor da pasta de Educação, diferentemente de outros governos. Agradecemos a presença do secretário Felipe Camarão para enriquecer nosso debate por uma educação pública de qualidade, como nós queremos”, concluiu Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Fonte: Seduc
26/02/2021

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI