3/11/2015 1:59 pm

Maranhão participa de debate para reformulação do Ensino Médio

Com o objetivo de debater e propor medidas visando a reformulação do ensino médio que hoje é desenvolvido no Brasil, coordenadores educacionais de todos os Estados brasileiros e secretários de Estado da Educação reuniram-se em Manaus (AM), no último final de semana, no II Seminário do Ensino Médio. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Ao participar do seminário, a secretária de Estado da Educação do Maranhão, Áurea Prazeres, destacou a importância da discussão para reformular o Ensino Médio. “Além dos debates, estamos apresentando sugestões e um conjunto de propostas sugerindo inferências no Projeto de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece as diretrizes e bases da educação para instituir a jornada em tempo integral do Ensino Médio e dispor sobre a organização dos currículos em áreas de conhecimento”, ressaltou.
Durante dois dias de evento, coordenadores e supervisores de Ensino Médio de todo o País, discutiram e fizeram análises técnicas, seguidas de um debate nacional acerca dos tópicos que compõem o Projeto de Lei nº 6840/2013. A análise abrangeu discussões sobre Educação Integral, Áreas do Conhecimento, Contextualização, Língua Estrangeira, Distribuição do Currículo, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Componentes Curriculares, Opções de Aprofundamento, Avaliação, Formação Docente e Formação Técnica Profissional.
A supervisora de Ensino Médio da Seduc, Eliana Pereira, informou que foram discutidas propostas como a possibilidade de composição do currículo com áreas optativas para o aluno, entre outras medidas. “Debatemos questões como o ensino com mediação tecnológica; a formulação de um currículo dividido por áreas do conhecimento; a proposta de semestralidade, além de ações específicas voltadas para um melhor desenvolvimento do ensino médio noturno”, explicou.
Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas, vice-presidente do Consed e coordenador do Eixo-Reformulação do Ensino Médio, Rossieli Soares da Silva, a discussão é necessária. “Nos moldes de hoje, o ensino médio brasileiro tem apenas um caminho. Estamos trabalhando para mudar esse modelo ‘engessado’, no sentido de sua flexibilização. Precisamos que o ensino médio contemple as diversidades e que trabalhe com as possibilidades”, enfatizou.

 

Secretária Áurea Prazeres durante participação no II Seminário do Ensino Médio, em Manaus.

 

 

 

 

 

Secretária Áurea Prazeres durante participação no II Seminário do Ensino Médio, em Manaus. Secretária Áurea Prazeres durante participação no II Seminário do Ensino Médio, em Manaus.

Secretária Áurea Prazeres durante participação no II Seminário do Ensino Médio, em Manaus.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI