7/01/2020 5:48 pm

Governo participa de Mesa de Diálogos e reforça compromisso pelo fortalecimento da educação

Com o objetivo de reforçar o compromisso pelo fortalecimento da educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, nessa segunda-feira (6), da Mesa de Diálogos, promovida pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA). O evento, que acontece no auditório de uma escola da capital, encerra nesta terça (7).

O encontro recebeu representantes de vários órgãos e instituições que contribuem para planejamento estratégico do CEE-MA, como do Ministério Público, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Rede pela Educação de Qualidade no Maranhão (REMAR), dentre outros.

A secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, destacou a importância do encontro para definir as diretrizes da política educacional e ressaltou que a parceria entre a Seduc e o Conselho Estadual de Educação visa a qualidade da educação no Estado.

“É muito importante participar desse momento de planejamento. O Conselho já compõe conosco em vários espaços e discute ações importantes como a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Então, em 2020, a gente adentra mais na discussão sobre o Ensino Médio no Estado. Fazer esse planejamento em conjunto é muito importante para alcançar a qualidade da educação no território maranhense”, assegurou.

A promotora de Justiça Sandra Pontes, que no evento representou o Ministério Público, ressaltou a importância do encontro e demonstrou entusiasmo com a iniciativa de reunir outros órgãos para discutir o planejamento educacional com o Conselho Estadual de Educação.

“Importantíssimo esse momento do Conselho Estadual de Educação, que faz uma mesa de diálogos para colher ideias, não só dos próprios membros, mas dos parceiros para construir seu planejamento para os próximos anos. Então, a expectativa é extremamente positiva do Ministério Público do Estado do Maranhão, que se faz presente nessa oportunidade com a esperança de que esse momento seja muito produtivo”, enfatizou.

O coordenador estadual da UNCME, Emerson Araújo, elogiou a iniciativa do Conselho. “Estou nessa reunião de suma importância para que as instituições possam trabalhar através do regime de colaboração com o Conselho Estadual de Educação. Então, como nós somos responsáveis pelos Conselhos Municipais de Educação, nada mais salutar do que a gente estar presente nesse grande evento, nessa tarde, aqui em São Luís”, festejou.

Durante o encontro, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel, lembrou da estratégia utilizada pelo colegiado para garantir o bom andamento de suas atividades para os próximos anos.

“O Conselho Estadual de Educação está realizando o seu planejamento estratégico para o próximo triênio. Considerando uma de suas funções principais, que é a de mediação da sociedade, na elaboração de políticas educacionais, o Conselho realiza esse planejamento em algumas etapas e uma delas é essa roda de diálogos com vários órgãos e instituições que contribuem no processo de discussão e elaboração da questão educacional, no cenário maranhense”, concluiu.

Fotos: Lauro Vasconcelos
Texto: Antônio Figueredo