27/05/2022 10:46 am

Governo participa de Seminário promovido pela FENACT em São Luís

Marcos Pacheco, da Secretaria de Governo e coordenador do Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

Nessa quinta-feira (26), representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Governo estiveram presentes no Seminário promovido pela Federação Nacional de Comunidade Terapêutica, Espiritualidade e Ciência (FENACT), para debater o tema “Inclusão das Comunidades Terapêuticas nas Políticas Públicas sobre Drogas”. O evento aconteceu no auditório do prédio João Goulart, em São Luís.

A secretária Adjunta da Seduc, Nádya Dutra, presente ao encontro, ressaltou o trabalho da Seduc no combate às drogas e destacou a importância da união de esforços entre as instituições para fortalecer o debate em busca de estratégias contra as drogas no Estado do Maranhão.

“A Seduc já faz um trabalho de combate às drogas e também participa das ações entorno dessas políticas. É importante destacar que a participação das comunidades terapêuticas neste debate fortalece a disseminação de informações para os jovens, que são o público da rede estadual, e sobretudo contribui para a troca de experiências exitosas de ressocialização”, ressaltou.

Marcos Pacheco, da Assessoria Técnica da Secretaria de Governo e coordenador do Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, que na ocasião representou o governador Carlos Brandão, reforçou a importância do encontro para fortalecer as políticas de combate às drogas no Maranhão.

“O Governador Carlos Brandão está empenhado em realizar ações de combate às drogas no Maranhão. Eu acredito plenamente que com essa diversidade de pensamento e visões nós seremos capazes de, no Maranhão, termos um programa e ações estratégicas capazes de efetivamente dá resultados com relação a essa política de combate às drogas”, enfatizou.

A FENACT representa Comunidades Terapêuticas de todo o Brasil, subdivididas em delegacias e tem como objetivo capacitar profissionais sobre o uso, abuso e dependência de Álcool, Crack e outras Drogas, proporcionando uma visão global do conhecimento teórico e práticos do acolhimento de dependentes químicos e seus familiares, entre outras ações. O presidente da Fundação, Célio Luiz Barbosa, enfatizou a importância das comunidades terapêuticas na recuperação de dependentes químicos. “Estamos aqui em São Luís, no Seminário da FENACT, ajudando na implantação do Plano de Políticas sobre Drogas, que foi criado no estado, e que dará oportunidade para as comunidades terapêuticas no Maranhão serem inclusas em todas as ações da política sobre drogas no estado. Também nos dará oportunidade de mostrar grandes trabalhos que acontecem aqui, na questão da recuperação da dependência química”, exprimiu.

O secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior, expressou satisfação pela realização do encontro. “Estou aqui em São Luís participando de um importante evento, que trata de ações de enfretamento às drogas. Estamos em um momento especial porque também trata da implantação do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas e que tem o objetivo de construir ações nas suas mais variadas frentes e, nós do Governo Federal, estamos aqui para apoiar essa importante iniciativa”, proferiu.

O Seminário também teve a participação do superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso; Articulador Institucional da FENACT, Eliel Gama; da Senadora Eliziane Gama; do Delegado da FENACT e presidente do Instituto Lugar de Ajuda Imperatriz; Elivaldo Gonçalves Rego; e do Especialista em Dep. Química Fundador e coordenador da CT Casa do Oleiro Paço do Lumiar, Fernando Vasconcelos.

Superintendente de Participação Social, Ismael Cardoso e a secretária Adjunta, Nádya Dutra, representando a Seduc, durante Seminário da FENACT realizado em São Luís.

Fonte: Seduc
Data: 26/05/2022
Fotos: J. Aroucha

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI