1/07/2022 5:39 pm

Governo premia e certifica escolas da rede estadual com Selo Cidadania Ambiental

Secretária Leuzinete Pereira da Silva discursa, durante solenidade do Selo Cidania Ambiental, no Palácio Henrique de La Rocque

Uma grande festa tomou conta do Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, nessa quinta-feira (30), com a participação de estudantes, professores e gestores da rede pública estadual, para a premiação e certificação das escolas com o Selo Cidadania Ambiental. Ao todo, 30 instituições de ensino participaram do evento, com o objetivo de valorizar e fomentar as ações e projetos que estimulam a responsabilidade socioambiental nas escolas.

A premiação teve como vencedores o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno de São Luís – Centro (1º lugar); Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva – Timon (2º lugar); e o Centro de Ensino Nova Vitória – Imperatriz (3º lugar).

“Premiar as boas práticas é uma iniciativa que certamente dará visibilidade às ações exitosas da escola, mas também será um motivo de inspiração para outras escolas poderem desenvolver suas boas práticas na causa ambiental, que é uma causa não somente da escola, é uma causa da sociedade e do mundo inteiro”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

As escolas premiadas também receberam a certificação do Selo Cidadania Ambiental ao lado de mais 12 escolas. As demais receberam a certidão de participação no Selo e todas serão acompanhadas por dois anos de vigência desta certificação.

A estudante do IEMA Centro São Luís, Ewellyn França, destacou a importância da premiação e da conquista do Selo Cidadania Ambiental para a escola. “Essa conquista ressalta ainda mais os valores transmitidos pelos professores e gestores aos alunos e fortalece a compreensão da educação ambiental, além de tornar a nossa instituição uma referência para todos”, ressaltou.

O Selo Cidadania Ambiental foi idealizado pela Escola Ambiental do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Trata-se de uma das ações estruturantes da educação ambiental do Maranhão, para diagnosticar na rede de ensino as atividades exitosas na área ambiental e materializar a ação de criação de escolas sustentáveis no estado.

“É com muita alegria que estamos aqui com gestores, alunos professores, celebrando a gestão ambiental eficiente, aquela que é feita com as pessoas. Todos nós devemos cuidar do meio ambiente e o Selo Cidadania Ambiental tem mostrado o protagonismo dos jovens e professores das escolas públicas do Maranhão. Parabéns, a todos”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente, Raysa Queiroz Maciel.

A professora do CE Nova Vitória, Flávia Sampaio, expressou felicidade pela premiação que a escola de Imperatriz recebeu. “Hoje é um motivo de gratidão e orgulho estarmos aqui neste evento recebendo a premiação do Selo Cidadania Ambiental. Ter esse reconhecimento com prêmio só estimula ainda mais e nos dar a certeza de que estamos no caminho certo, que as nossas ações são realmente aquelas que irão melhorar o nosso planeta”, afirmou.

Na solenidade de encerramento da programação do Selo Cidadania Ambiental, teve apresentação cultural do Cacuriá do CE Lara Ribas, de São Luís.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
01/07/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI