Uma grande festa tomou conta do Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, nessa quinta-feira (30), com a participação de estudantes, professores e gestores da rede pública estadual, para a premiação e certificação das escolas com o Selo Cidadania Ambiental. Ao todo, 30 instituições de ensino participaram do evento, com o objetivo de valorizar e fomentar as ações e projetos que estimulam a responsabilidade socioambiental nas escolas.
A premiação teve como vencedores o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno de São Luís – Centro (1º lugar); Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva – Timon (2º lugar); e o Centro de Ensino Nova Vitória – Imperatriz (3º lugar).
“Premiar as boas práticas é uma iniciativa que certamente dará visibilidade às ações exitosas da escola, mas também será um motivo de inspiração para outras escolas poderem desenvolver suas boas práticas na causa ambiental, que é uma causa não somente da escola, é uma causa da sociedade e do mundo inteiro”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.
As escolas premiadas também receberam a certificação do Selo Cidadania Ambiental ao lado de mais 12 escolas. As demais receberam a certidão de participação no Selo e todas serão acompanhadas por dois anos de vigência desta certificação.
A estudante do IEMA Centro São Luís, Ewellyn França, destacou a importância da premiação e da conquista do Selo Cidadania Ambiental para a escola. “Essa conquista ressalta ainda mais os valores transmitidos pelos professores e gestores aos alunos e fortalece a compreensão da educação ambiental, além de tornar a nossa instituição uma referência para todos”, ressaltou.
O Selo Cidadania Ambiental foi idealizado pela Escola Ambiental do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Trata-se de uma das ações estruturantes da educação ambiental do Maranhão, para diagnosticar na rede de ensino as atividades exitosas na área ambiental e materializar a ação de criação de escolas sustentáveis no estado.
“É com muita alegria que estamos aqui com gestores, alunos professores, celebrando a gestão ambiental eficiente, aquela que é feita com as pessoas. Todos nós devemos cuidar do meio ambiente e o Selo Cidadania Ambiental tem mostrado o protagonismo dos jovens e professores das escolas públicas do Maranhão. Parabéns, a todos”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente, Raysa Queiroz Maciel.
A professora do CE Nova Vitória, Flávia Sampaio, expressou felicidade pela premiação que a escola de Imperatriz recebeu. “Hoje é um motivo de gratidão e orgulho estarmos aqui neste evento recebendo a premiação do Selo Cidadania Ambiental. Ter esse reconhecimento com prêmio só estimula ainda mais e nos dar a certeza de que estamos no caminho certo, que as nossas ações são realmente aquelas que irão melhorar o nosso planeta”, afirmou.
Na solenidade de encerramento da programação do Selo Cidadania Ambiental, teve apresentação cultural do Cacuriá do CE Lara Ribas, de São Luís.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
01/07/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI