31/05/2018 5:25 pm

Governo prestigia a abertura da V Sonuc Interbrasil, em São Luís

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
31/05/18

10754_dsc_1997_5294709098908816027

Foi aberta na quarta-feira (30), a V edição da ‘Simulação ONU Crescimento’, também chamada de Sonuc Interbrasil. É um evento acadêmico e pedagógico promovido pela Escola Crescimento, e está pautado nas reuniões de Organismos Internacionais onde os estudantes representam líderes políticos, diplomatas ou jornalistas e buscam assumir posicionamentos políticos e diplomáticos adequados ao país ou organização que representam. Ao mesmo tempo que discutem política, leis internacionais, comércio e possíveis soluções para os conflitos no mundo, os alunos têm a oportunidade de aprimorar habilidades, como a oratória e negociação, além de ampliar a visão de mundo.

“É um momento muito especial que foi trazido para a escola para desenvolver com os alunos habilidades de posicionamento político, argumentação, interpretação e leitura de mundo. Os alunos se revestem de uma liderança de um terminado país, estudam a postura política e as relações internacionais desse país, e aqui na Sonuc eles vêm desenvolver uma ampla discussão internacional, pensar ações onde os países possam crescer juntos e melhorar em relação a um aspecto específico, como por exemplo: sobre um tratado para cuidar do clima”, explicou Daise Costa Anami, coordenadora de Tutoria do Crescimento.

A abertura da V Sonuc Interbrasil, que aconteceu no auditório do Palácio Henrique de Lá Roque, foi prestigiada pelo Governo do Maranhão, e teve o Secretário de Estado de Educação, Felipe Costa Camarão, representando o governador Flávio Dino. Em seu discurso o Camarão destacou o carinho que o governo tem com ações deste nível, onde os jovens são estimulados ao protagonismo juvenil e a ampliar a sua visão de mundo.

“Vejo que, há cada vez mais necessidade de desenvolvermos projetos como este, não só nas escolas privadas, mas, também, nas escolas públicas. Hoje, no Maranhão, já temos 36 escolas de Ensino em Tempo Integral, onde o Protagonismo Juvenil, o Projeto de Vida e a Visão de Mundo estão os principais pilares da pedagogia desenvolvida nessas escolas. Vocês aqui, estão tendo uma oportunidade ímpar de ampliar o conhecimento e a visão de mundo, assim como eu tive desde cedo, na prática, viajando, conhecendo diferentes culturas. Mas, tão importante quanto adquirir esse conhecimento, é saber usá-lo a favor de quem precisa, a favor do bem. Usar a favor de uma cultura de paz. Nunca esqueçam isso”, pontuou Felipe Camarão, que destacou ainda.

“Lembro de uma célebre frase de Jonh Kennedy, presidente Norte Americano, onde ele disse: ‘Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.’ É preciso que todos nós estejamos imbuídos desse espírito para que possamos promover a mudança que sonhamos para o mundo, desenvolver uma cultura de paz e respeito em entre os povos. Aprender a olharmos um para outro como irmãos”, finalizou Felipe, desejando que os estudantes tenham uma ótima Sonuc.

Edvânia Jodark, Diretora Pedagógica da Escola Crescimento destacou a importância da Sonuc, como possibilidade de fomentar a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de cidadãos com postura crítica no mundo.

“Este é um momento oportuno para falarmos de união. Estamos vivendo uma crise em nosso país. Queremos políticas públicas que venham fazer diferença. E entre as solicitações mais consistentes do povo, estão a segurança, a saúde e a educação. E aqui olhando para vocês meus caros alunos, quero dizer que não devemos ser negligentes quanto a forma de criação de um pensamento crítico. Jovens discutindo políticas, leis e soluções capazes de mudar o mundo, tendo atitudes diferenciadas e produzindo conhecimento”, destacou Edvânia Jodark.

Para a estudante Bruna Noleto, a Sonuc é uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos.

“Eu olho a Sonuc como um grande diferencial, como a oportunidade de sair do meu mundinho e tomar conhecimento que se passa no mundo, sobre os conflitos que envolve muitos países. Isso faz a gente ter maior percepção de mundo”, disse a aluna.

A V Sonuc Interbrasil

A Sonuc Interbrasil conta com a participação de 100 estudantes\ delegados de oito escolas particulares de São Luís. As simulações acontecerão nos dias 01 (sexta-feira) e 02 (sábado), na Escola Crescimento. Os participantes representarão os seguintes países: Paraguai, Argentina, Belize, Estados Unidos, Honduras, Brasil, Costa Rica, Jamaica, Bahamas, Nicarágua, Granada, Haiti, República Dominicana, Panamá, Dominica, Canadá, México, Venezuela, Barbados, Chile, São Vicente e Granada, Antígua, Bolívia, Peru, Guatemala, Trinidad e Tobago, Uruguai, Cuba e Arábia Saudita.

Os alunos\delegados formarão comitês, entre eles: o Comitê da Assembleia Geral para Assuntos Sociais Culturais e Humanitários (SOCHUM), que é responsável pela deliberação acerca de questões sociais e humanitárias, assim como sobre os direitos humanos. Serão trabalhados temas como: a desigualdade de gênero no mundo, com enfoque especial na região do Oriente Médio e Norte da África; o papel da mulher na sociedade, bem como revisar suas lutas e reivindicações frente a movimentos feministas, além de ressaltar e reforçar as conquistas femininas ao longo dos anos.

O Comitê da Organização dos Estados Americanos, vai analisar as questões relacionadas ao narcotráfico na América Latina e às implicações políticas, econômicas e sociais que foram geradas em âmbito global, considerando a segurança internacional e os mecanismos que se mostram ineficientes no combate ao problema das drogas.

Já Conferência de Berlim, vai tratar da contextualização histórica, político-econômica e social. Para o desenvolvimento deste estudo, serão utilizados conhecimentos sobre História Contemporânea envolvendo a dinâmica financeira, política, ideológicos e sociológicos, observados nos principais estados envolvidos com a II Revolução Industrial e o imperialismo do último quartel do século XIX. Fora isso, fez-se uso indispensável de conhecimentos de metodologia e teoria histórica para redação e suporte teórico do escrito.

A Simulação ONU Crescimento, funciona como uma seletiva para o Modelo Internacional do Brasil (MIB), que é o campeonato brasileiro de simulações.

A Sonuc será encerrada no sábado (02) com a realização da Feira das Nações, na quadra coberta da Escola Crescimento, com barracas mostrando vestimentas, comidas, músicas dos países que participam da Sonuc. No mesmo espaço acontecerá a entrega de certificados e menções honrosas aos participantes.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI