Representantes dos 216 municípios que aderiram ao Pacto pela Aprendizagem participaram, nesta sexta-feira (27), do 2º Seminário de Divulgação dos Resultados da 2ª Avaliação do Seama (Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão), promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Inédito no Maranhão, o Seama foi instituído pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais Ideb.
“Este é mais um evento do Pacto pela Aprendizagem que é a parceria do Governo do Estado com Prefeituras para tratar do fortalecimento da educação na rede municipal. Os resultados são positivos, animadores, assim como na rede estadual, a rede municipal no Maranhão está evoluindo em aprendizagem e a gente vai detalhar aqui, para os técnicos e para os secretários, esses resultados para que eles possam planejar melhor o ano de 2020, identificar quais são as debilidades, as deficiências, mas acima de tudo também para planejar essa reta final do IDEB”, destacou o subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a solenidade de abertura do evento.
Danilo Moreira enfatizou ainda que a divulgação dos resultados serve ainda para que as Prefeituras, por meio de suas secretarias Municipais de Educação, possam identificar quais são os pontos fracos e trabalhar de forma assertiva na melhoria dos índices de aprendizado.
“Nós queremos chegar em 2020 com o IDEB do estado do Maranhão melhor, não só na rede estadual, mas também nas municipais. Esse é o investimento que o governo Flávio Dino faz na educação, mas acima de tudo no direito de cada jovem, de cada criança poder planejar o seu futuro com esse direito de educação de qualidade assegurada pelo poder público”, reafirmou o subsecretário.O Sistema de Avaliação Estadual faz parte das ações implantadas pela Seduc, com vistas à elevação da qualidade do ensino e consequentemente, dos indicadores educacionais, visando à garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública maranhense.
A 2ª Avaliação do Seama, chamada de Avaliação Somativa, foi realizada em agosto, com estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das redes públicas municipais e estadual de ensino, atingindo um total de 3.885 escolas das redes públicas dos 216 municípios participantes, e a partir da análise dos resultados apresentados durante o 2º Seminário as redes de ensino poderão revisitar seus projetos educacionais e redefinir as ações mais adequadas visando elevar a qualidade do ensino e aprendizagem.
“Mais uma agenda pelo Pacto da Aprendizagem, de fato nós seguimos com a agenda que visa fortalecer a educação no território. A divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação oportunizará para os municípios um planejamento aqui na reta final para o SAEB, a prova que já ocorre a partir do dia 21 de outubro, entretanto também eles terão insumos para planejar 2020, garantindo que o foco na aprendizagem permaneça, que os municípios tenham esse apoio nosso do Estado, através de outras ações que seguirão sendo implementadas, já combinadas e validadas pelo governador Flávio Dino, com esse objetivo de oferecer no território uma educação pública de qualidade”, enfatizou a secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra.
Para o secretário Municipal de Educação do município de Sucupira do Norte, Eliewilson Ribeiro, a expectativa é alta quanto ao aproveitamentos dos dados repassados os municípios durante o 2º Seminário, já que o Seama fornece muitas ferramentas no sentido de acompanhar mais de perto a aprendizagem dos estudantes não só da rede municipal, mas de todo o Maranhão.
“É uma grande satisfação participar desse momento aqui para receber o segundo resultado do Seama e a nossa expectativa é de a gente tenha um aproveitamento melhor em relação ao primeiro. Esse sistema nos traz muitas ferramentas no sentido de que a gente pode acompanhar a aprendizagem dos nossos alunos, como está o nível de proficiência, tanto em Matemática como em Português, e assim nos dá ferramentas para que a gente possa sanar as dificuldades encontradas em sala de aula e melhorar o índice de qualidade de educação de nosso estado”, concluiu Eliewilson Ribeiro.
Ainda em continuidade as ações realizadas para a implementação do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), construído em 2018, em Regime de Colaboração com os municípios, e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, os secretários municipais de educação, articuladores pedagógicos e coordenadores municipais do SEAMA participaram da Reunião de Trabalho para apresentação da Proposta de Formação Continuada sobre a (Re) Elaboração dos Projetos Pedagógicos (PPS) para Redes Municipais, construída pela equipe técnica do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (Pro-BNCC) do estado do Maranhão.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
27/09/2019
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