“Os professores precisam dessa ação, pois nosso município é muito carente de formações continuadas e o Programa Escola Digna veio só fortalecer a nossa educação, por meio das formações que estão acontecendo. Temos muita expectativa na melhoria da qualidade do nosso ensino e só agradecemos por esse programa, pois nosso município além de ter sido beneficiado com a primeira escola digna entregue pelo Governo do Estado tem ganhado muitos outros benefícios que o programa prevê”. A declaração é da professora Gisele Nogueira, do município de Fortaleza dos Nogueiras, que está participando do 3º Encontro Formativo da Assessoria Técnico-Pedagógica do Programa Escola Digna, iniciado nesta segunda-feira (18).
A formação, que seguirá até a próxima quinta-feira (21), em São Luís, reúne 280 profissionais de 121 municípios maranhenses que aderiram ao programa Escola Digna, instituído pelo governador Flávio Dino como macropolítica educacional do estado do Maranhão. Este é o terceiro encontro formativo que, desta vez, tem como propósito ampliar os conhecimentos dos articuladores pedagógicos municipais e regionais sobre o eixo ‘Avaliação de Aprendizagem’ e, depois, replicar para os profissionais de suas redes municipais.
Gilvan Monteiro, profissional da rede municipal de São Raimundo do Doca Bezerra e articulador do programa em seu município, destaca o pioneirismo do Governo do Estado em atuar em regime de colaboração com os municípios, ajudando a construir uma educação pública de qualidade. “São ações indispensáveis, pois o Estado percebeu que precisava contribuir com os municípios, para que estes conseguissem desenvolver ações efetivas e avançar na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O Escola Digna e todos os seus eixos são de extrema importância e recebemos com muita alegria essas formações, para replicarmos posteriormente em nossa rede”, afirma.
A coordenadora estadual do Programa Escola Digna, Adelaide Diniz, destaca que o foco deste eixo é o planejamento. “Neste encontro trabalharemos o eixo ‘Avaliação da Aprendizagem’ e entregaremos o caderno que subsidiará a execução do trabalho em seus municípios. Será um momento muito oportuno para discutirmos a concepção de avaliação, como um eixo norteador do planejamento, não mais como a perspectiva de apenas classificar ou desclassificar o aluno, mas sim tendo a avaliação como um instrumento de planejamento e de fortalecimento das práticas escolares. É isso que estes profissionais levarão deste encontro”, declara.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o objetivo da formação técnico-pedagógica do programa Escola Digna é criar, em cada um dos municípios atendidos, uma equipe de formação continuada par potencializar as práticas educativas de seu município. “O Escola Digna ultrapassa a parte física das escolas de taipa. É um programa que verdadeiramente foca na qualidade do ensino prestado em nosso estado. E com esse objetivo o governador Flávio Dino, quando pensou no programa, inseriu a assessoria técnico-pedagógica visando dar esse suporte aos municípios maranhenses. Já são 121 municípios beneficiados e 89 mil professores das redes municipais beneficiados com essas formações promovidas pelo governo”, enfatiza.
Fonte: Seduc
Texto: Luana Muriella
Foto/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI