23/10/2015 9:10 pm

Estudantes participam de atividades que incentivam o hábito de leitura

dia de ler (2)

Estudantes participaram de programação especial na praça

Os estudantes Luís Gabriel de 12 anos e Leila Gabrielle de 11, ambos da Unidade Integrada José Giorceli Costa, do Sistema Estadual de Ensino, participaram, nesta sexta-feira (23), de uma programação especial de incentivo à leitura voltada a estudantes, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís. Trata-se da Mobilização pela Leitura: ‘Dia de Ler todo dia’, promovida pela Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

Durante a manhã foram realizadas atividades com as parcerias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Municipal de Cultura (Func) e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), representadas em estandes montados em frente à biblioteca e na Praça do Pantheon. As ações fazem parte da “Campanha Estadual em Prol da Literatura”, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura.

O evento contou com a presença dos secretários de Estado de Cultura, Felipe Camarão; da secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Ilma Fátima, representando a secretária Áurea Prazeres; do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro; do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão; da diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento; e a coordenadora da Feira do Livro de São Luís, Rita Oliveira.

dia de ler (1)

Secretário Felipe Camarão e a adjunta de Seduc, Ilma Fátima, acompanharam as atividades de leitura

“É uma política do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, apoiar todas as manifestações culturais existentes e a literatura é uma delas. Por isso, as nossas casas relacionadas, principalmente a Biblioteca Pública Benedito Leite, realizam um trabalho permanente de incentivo à leitura. Hoje é apenas um marco, pois esse trabalho vai continuar”, destacou o secretário Felipe Camarão.

Sobre as parcerias para realização do projeto, a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, agradeceu aos representantes presentes. “A gente não faz nada sozinho, e este evento foi uma construção coletiva”, ressaltou acrescentando a importância da leitura. “Um estado só se desenvolve socialmente com a leitura”, acrescentou.

Para a supervisora de Bibliotecas Escolares da Seduc, Carise Fernanda, é importante a parceria educação e cultura para ampliar as ações. “Estamos em processo de levantamento dos acervos, a intenção é revitalizar os espaços nas escolas, modernizar as bibliotecas, tornar o espaço e a leitura atrativos para as crianças e inserir a biblioteca no Plano Pedagógico”, assegurou.

Além de São Luís, a ação promovida pela Biblioteca Pública, aconteceu simultaneamente nos municípios de Morros, Cantanhede, Centro Novo, Carolina, Mirinzal, Aldeias Altas, Itapecuru e Luis Domingues, com atividades de leitura, contação de histórias, performances, cineminha, entre outras atividades.

Os estudantes aproveitaram a programação desenvolvida para todos os gostos. “Bom mesmo é ler histórias de aventura”, comentou Leila Gabrielle. Concordando com a colega, Luís Gabriel complementou: “Leio na escola e em casa, porque ler desenvolve a mente”, revelou.

Uma das atividades que mais chamou a atenção foi a campanha “Pegue, Leve e Troque” livros doados pela Ufma, que tem intenção de deixar um livro e pegar outro.  As atividades tiveram o apoio da Biblioteca Central da Universidade, do Departamento Regional de Biblioteconomia da Ufma e o Clube da Leitura.

“Achei muito legal. A bruxa que tava contando a história hoje falou da lenda da serpente que vive embaixo de São Luís e que, se crescer muito vai fazer tudo aqui afundar”, Ana Clara Martins de 6 anos, estudante da Unidade de Ensino Básico Castelinho.

Para a presidente do Concelho Regional de Biblioteconomia, Leonice Martins, disponibilizar livros  é uma forma de aguçar a curiosidade do leitor, além de incentivá-lo a prática da leitura.

Texto: Anne Glauce Freire/ Marcela Mendes

Fotos/Matheus Marques