23/05/2016 9:39 pm

Governo promove Aulão de Redação para estudantes na cidade de Estreito

Foto 1_Cida Marconcine_Seduc_23052016 - Governo promove aulão de redação para alunos do município de Estreito

Estudantes da rede estadual durante aulão de redação na cidade de Estreito

Reforçando as ações de preparação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da rede pública estadual, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), realizou, no domingo (22), um Aulão de Redação no município de Estreito. O plenário da Câmara Municipal transformou-se em sala de aula para cerca de 100 estudantes dos Centros de Ensino João Pereira Martins Neto e Frei Gil.

Ministrado pela gestora regional da UREI, a professora Orleane Santana, que é doutora em Linguística, o aulão começou dando destaque para a importância da leitura como fator que facilita a produção da redação e fez uma clara diferenciação entre tipologia textual (narração, descrição e dissertação) e gênero textual. O foco principal da aula foi a dissertação.

Ao final do aulão, a professora sugeriu a produção de uma redação com o tema “Trabalho escravo contemporâneo” e orientou os alunos a fazerem leituras prévias no portal do Repórter Brasil, uma forma prática de envolver os estudantes em preparação para o Enem 2016, com o projeto “Escravo, Nem Pensar!”, que já é realizado nas escolas da rede pública estadual.

“Eu quero agradecer a professora Orleane por estar aqui realizando este projeto conosco. Gostei muito da aula ministrada por ela e saio daqui realizada, com bastante aprendizado. Sei que agora quando eu produzir uma redação, terei mais facilidade e farei bem feita, porque recebi orientações precisas e já sei cada passo que preciso seguir”, afirmou a estudante Dannyela Dállyth Lima, que cursa o 3º ano no CE Frei Gil, e pretende fazer vestibular para Medicina e Língua Estrangeira. “Amo a Língua Portuguesa e a leitura é meu foco, o hobby que herdei dos meus pais”, declarou a estudante.

“A proposta é colaborar com nossos alunos da rede estadual de ensino, principalmente de municípios mais distantes, para que tenham um desempenho melhor na produção da redação”, destacou a gestora da UREI, Orleane Santana.

O Aulão de Redação é uma das ações promovidas na regional de Imperatriz para os estudantes do 3º ano que realizarão o Enem 2016.

Texto: Cida Marconcine
Foto: Cida Marconcine/Seduc