“Escola Pública: espaço de promoção dos direitos humanos”, esse foi o tema da mesa de debates que aconteceu nesta sexta-feira (11), no auditório do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, com a participação de gestores, supervisores e professores do Sistema Estadual de Ensino.
Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a ação integra a programação da Semana de Direitos Humanos, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em virtude da celebração dos 67 anos da referida Declaração dos Direitos dos Direitos Humanos.
“A Seduc tem um papel fundamental no processo de educação e promoção dos direitos humanos, por isso, na atual gestão, foi criada uma supervisão específica para tratar dos Temas Sócioeducacionais, entre eles Educação e Direitos Humanos e, dessa forma, trabalhar esses temas no espaço escolar, de forma a contemplar todos os estudantes maranhenses”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.
A mesa de debates ocorreu durante todo o dia e foi coordenada pela Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais (SUPEMDE).
Segundo o superintendente Claudiney Rodrigues, vários setores da Seduc contribuíram com as discussões durante o evento trabalhando questões como: “Currículo e Educação em Direitos Humanos”; “Educação para a Liberdade: O Contexto do Trabalho escravo no Maranhão”, “Consciência étnico-racial conflitos e direitos”; “Inclusão como instrumento de ressignificação da Educação Especial”; “Educação de Jovens, Adultos e Idosos como direito subjetivos” e “O homem e a mulher do campo como sujeitos de direitos”.
O Dia Internacional dos Direitos dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro. A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo igualdade entre todos os cidadãos.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI