17/08/2016 9:51 pm

Governo promove educação inclusiva e resgata dignidade em Dom Pedro

foto 1

A estudante Emile Gabriele descerrou a placa de inauguração com o secretário Felipe Camarão

“Obrigada ao Governo do Estado do Maranhão por fazer a inclusão na minha escola. Antigamente eu não conhecia nada de Libras [Língua Brasileira de Sinais]. Agora, aprendendo, posso sonhar com um futuro na universidade. Sou muito mais feliz porque posso me comunicar melhor com minha família e amigos, porque aprendi a Libras na escola”, expressou, em Língua de Sinais, Emile Gebriele, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, no município de Dom Pedro.

O discurso emocionado da estudante com necessidades educacionais especiais foi proferido durante a solenidade de inauguração da escola, no sábado (13), e contou com o auxílio das professoras Marília Porto (Intérprete de Libras) e Sara Silva dos Santos (Instrutora de Libras), ambas aprovadas no concurso público realizado pelo Governo do Estado, que ofereceu, de forma inédita, 230 vagas para profissionais da educação especial.

foto 4

Emile Gabriele com as professoras Marília Porto (Intérprete de Libras) e Sara Silva dos Santos (Instrutora de Libras)

“Agradeço esse governo, porque através desse concurso, promoveu a verdadeira inclusão na escola. Hoje podemos afirmar que existe educação inclusiva. Para mim, além da ascensão como profissional, está sendo muito importante ver a evolução de alunos como a Emile que está muito feliz. Só temos a agradecer ao Governo por estar proporcionando isso para nós”, destacou Marília Porto.

Com lágrimas, a mãe de Emile, Marinalva Ribeiro Arruda, que também é professora de Física e Biologia na escola, relatou as dificuldades enfrentadas pela filha até a chegada das profissionais na unidade escolar. “Minha filha estava em sala de aula, mas não havia inclusão, porque não podia se comunicar com os colegas. Hoje estou tomada por uma grande emoção porque achava que isso nunca iria chegar para minha filha. Depois de 15 anos, isso aconteceu. As pedras de exclusão, que eu via no caminho, o atual governo as transformou em ruas, em passarelas de inclusão. Hoje ela conversa demais na sala de aula [risos], isso porque se sente parte da escola.”

A professora Sara Silva dos Santos ressaltou que, além de ajudar os alunos com o processo de inclusão na escola, o trabalho desenvolvido também serve para incluir esses alunos na comunidade. “Estamos contribuindo para inclusão dos alunos em todos os sentidos em suas vidas. Isso é muito satisfatório para nós, como profissionais”, pontuou.

foto 3

Comunidade escolar do CE Ana Isabel Tavares festejou a entrega da escola

O CE Ana Isabel Tavares atende cerca de 500 alunos. Para a reforma, o Governo do Estado investiu R$ 137.057,77. “O governador Flávio Dino devolve a dignidade à comunidade escolar por meio da revitalização estrutural da escola e, mais ainda, com a inclusão de estudantes como no caso da Emile que hoje, além de estudar em uma escola com infraestrutura adequada, pode se comunicar com professores e colegas”, apontou o secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso.

foto 2

Secretário Felipe Camarão com gestora e professores da escola