26/06/2017 6:25 pm

Governo promove encontro de Conselhos Escolares sobre drogas

02215_governo_promove_encontro_de_conselhos_escolares_sobre_drogas_2_5465521730480030818 (1)

Órgãos do Estado e sociedade civil reunidos em prol da prevenção as drogas na escola

Contribuir para a formação e fortalecimento dos Conselhos Escolares de Políticas sobre Drogas da Unidade Regional de São Luís, capacitando os seus integrantes à elaboração do Plano de Ação e seu desenvolvimento. Esse foi o objetivo do 1º Encontro de Conselhos Escolares sobre Drogas “Escola Consciente Previne”, realizado nesta segunda-feira (26), no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) do Centro, em em São Luís.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc), Juventude (Seejuv), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas (Seepp) e Saúde (SES), o encontro reuniu setores do Governo do Estado ligados à educação, juventude e direitos humanos, além do Ministério Público Estadual, representantes de Conselhos Escolares e da sociedade civil organizada.

02215_governo_promove_encontro_de_conselhos_escolares_sobre_drogas_3_4758200971755265837

Secretário adjunto da Seduc, Ismael Cardoso, destaca o papel dos conselhos

“Temos que criar um ambiente na escola em que se possa debater as aulas, discutir esporte e tantos outros temas. Precisamos entender que o jovem quer falar, participar e é capaz de decidir; assim ele saberá combater as drogas’, pontuou o secretário adjunto da Seduc, Ismael Cardoso, presente ao evento.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destacou a importância dos conselhos escolares e do pacto que todos os envolvidos na discussão assumem perante a juventude. “O compromisso que estamos assumindo, hoje, aqui, vai ser cobrado lá na frente. Os conselhos constituídos nas escolas têm o papel de cuidar do adolescente e do jovem, de conseguir alimentar nele a esperança e perspectivas sobre a prevenção. Por isso, vamos nos munir de informações e conhecimento para que possamos chegar aos nossos jovens”.

A promotora de Justiça, Cristiane Lago, apontou a importância dos conselhos escolares na prevenção contra as drogas. “Já, há muito, se lutava para que esses conselhos fossem implantados, para que a problemática das drogas possa ser trabalhada de maneira contínua no ambiente escolar, envolvendo professores, estudantes e a família. Só assim essa ação preventiva pode se tornar mais efetiva”, enfatizou.

Selo

Na oportunidade, foi lançado o selo “Escola Consciente”, criado por meio da Lei Estadual 10.302, de 1º setembro de 2015, que tem como objetivo estimular as escolas da rede estadual de educação a criarem o Conselho de Política sobre Drogas.

O Centro de Ensino Cônego de Ribamar Carvalho, no bairro Isabel Cafeteira, recebeu o primeiro “Selo Escola Consciente”, representando as 69 escolas da Unidade Regional de São Luís que já tem conselhos escolares. Receberam o selo, de forma simbólica, Davina Jansen, gestora da escola; Ilce Feitosa, mãe de aluno; Isabel Nascimento, professora; e a estudante Flávia.

“Há tempos trabalhamos as questões relativas às drogas, de forma efetiva, em nossa escola, sempre envolvendo a família na discussão, para que ela possa ser fortalecida e o conselho escolar, criado em abril, reforça o trabalho”, pontuou Davina Jansen.

Patrício Ramos, da SES, disse que o lançamento do selo é um evento da educação articulada com secretarias de outros setores envolvidas na temática. “Então traz um olhar, não só da educação, mas de todas as políticas que trabalham na especialidade da temática sobre drogas, no Maranhão”.

Os participantes do encontro receberam cartazes e panfletos da campanha Juventude Prevenida, promovida pela Seejuv e que, este mês, tem como tema a política de combate as drogas. O material tem informações dos Conselhos Escolares Antidrogas e da Rede de Atenção Psicossocial, destacando pontos de atenção à saúde decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas.

Na mesa de diálogo “Juventude Prevenida e o papel dos Conselhos Escolares”, ministrada por Enilson Ribeiro, da Rede Amiga da Criança, foram discutidos os caminhos da prevenção e a desconstrução de mitos com relação a drogas. “A gente não pode falar de drogas e construir um discurso baseado nos mitos, porque, assim, a gente não consegue passar o que é verdade para os meninos, que em algum momento vão descobrir isso”, destacou Enilson Ribeiro.

Os Centros de Ensino Francisco Ximenes e Professor Luís Rêgo apresentaram, em suas escolas, painéis com o tema “Experiências Positivas de Prevenção”. Também foram realizadas oficinas com os conselhos escolares. “Estamos capacitando os conselheiros na perspectiva de trabalhar com eles o plano de ação das escolas. Eles estão recebendo orientação sobre como desenvolver esse plano, no segundo semestre, dentro das diretrizes das políticas nacionais e estaduais”, explicou Arimatéia Vieira da Conceição, técnico da Seduc.

Fonte: Seduc
Foto/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI