12/07/2016 6:43 pm

Governo promove encontro do Censo Escolar 2016

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, a partir desta quarta-feira (13) até sexta-feira (15), o Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica 2016. O objetivo é avaliar a execução do processo censitário realizado no Maranhão em 2015, capacitar os gestores escolares e técnicos responsáveis pela coleta de dados e apresentar as alterações propostas no Sistema Educacenso 2016.

O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. É, também, uma ferramenta indispensável para que a sociedade em geral possa conhecer a situação educacional do país, dos estados, dos municípios e das escolas e, além disso, acompanhar a execução e efetividade das políticas públicas.

As informações do Censo Escolar são utilizadas para traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área de educação.

Os resultados obtidos nesse censo sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil) são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve como referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Participam do encontro, técnicos e secretários municipais de educação, técnicos e gestores regionais das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s), gestores de escolas da rede estadual e da rede particular de São Luís.

No primeiro dia do encontro serão realizadas quatro palestras:

9h30 – ‘Importância do Censo Escolar da Educação Básica’, com Mario Alberto Xavier Gomes (Coordenador Estadual do Censo Escolar);

10h – ‘Qualidade do Censo Escolar e Taxas de Rendimento’, com Roosevelt Vieira de Oliveira (Supervisor de Planejamento Educacional);

11h – ‘Sistema Educacenso 2016: Orientações para a coleta de dados Cadastro de Escola’, com Alessandra Cidreira, Léia Leitão e Rubia Serejo (técnicas da Coordenação do Censo Escolar MA);

14h – ‘Sistema Educacenso 2016: Orientações para a coleta de dados-cadastro de turma, aluno e docente’.

O QUÊ: Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica 2016;

QUANDO: Quarta-feira (13) até sexta-feira (15), 9h às 18h;

ONDE: Auditório do Iema – Marcelino Champagnat (Antigo Marista, Centro – São Luís);

CONTATO: Ascom – Seduc. (98) 3221 8546.