24/01/2020 5:28 pm

Governo promove Encontro para Orientações do Documento Curricular do Território Maranhense

Socorro Fortes explica que esse é o primeiro Encontro de Formação Continuada para a implementação do DCTMA

Com o objetivo de orientar técnicos das Secretarias Municipais de Educação de todo o estado com relação ao planejamento de suas Jornadas Pedagógicas no que tange à implementação do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta semana, o 1º Encontro para Orientações do DCTMA nas Redes de Ensino.

O evento, organizado pela Coordenação do ProBNCC no estado, através do Regime de Colaboração entre a Seduc e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), reuniu cerca de 434 participantes por dia de Formação, entre articuladores municipais do programa ProBNCC e coordenadores pedagógicos.

A coordenadora estadual da equipe ProBNCC e supervisora de Currículo da Seduc, Socorro Fortes, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a abertura do evento, explica que esse é o primeiro Encontro de Formação Continuada para a implementação do Documento Curricular do Território Maranhense e que busca-se com esse momento munir os técnicos com informações sobre o Documento e, principalmente, sobre os seus textos introdutórios sobre as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua composição, princípios, termos metodológicos e quanto às habilidades e competências a respeito das áreas de conhecimento dos componentes curriculares.

“Eles [articuladores municipais e coordenadores pedagógicos] vão levar daqui as orientações. Primeiro, sobre os impactos que esse Documento oferece nas mudanças que requerem na parte da prática didática e na prática pedagógica do professor e gente está dando um panorama, uma configuração, dizendo exatamente o que é esse Documento e o que oferece de mudança, inclusive na perspectiva metodológica do professor”, explicou a supervisora.

Seduc promove Encontro para Orientações do Documento Curricular do Território Maranhense

Participaram do Encontro, representantes dos 217 municípios maranhenses, divididos entre as 19 Unidades Regionais de Educação (URES) do estado durante os dois dias de programação. No primeiro momento, estiveram presentes articuladores municipais e coordenadores pedagógicos dos municípios jurisdicionados pelas URES de: Açailândia, Barra do Corda, Balsas, Codó, Caxias, Presidente Dutra, Timon, Imperatriz e São João dos Patos. Já no segundo dia de programação, estiveram presentes representantes das Regionais de: Bacabal, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Viana, Zé Doca e São Luís.

“O Documento já foi entregue, no ano passado, para os municípios, e agora a gente está começando exatamente o nosso plano de trabalho: MEC (Ministério da Educação), Seduc e Undime nessa parceria. A partir de março, nós vamos dar formações para esses municípios, um processo que vai ser chamado de ‘cascateamento’, ou seja, essas pessoas que estão aqui vão passar essa Formação para um outro grupo que virá em um outro momento, um grupo maior e aí nós vamos ter a participação de uns 80 professores, que serão contemplados com relação a esse material. Esses participantes aqui serão multiplicadores desse material em seus municípios”, reiterou a coordenadora estadual da equipe ProBNCC pela UNDIME, Joana Fonseca.

E para o presidente da UNDIME/MA, Joaquim Neto, o efeito multiplicador desse Encontro é o maior ganho para as equipes municipais. “A importância [desse evento] é o efeito de multiplicação, porque aqui estão os técnicos, articuladores e coordenadores pedagógicos dos 217 municípios do Maranhão que vão chegar em seus municípios e replicar tudo o que viram aqui”, disse Neto.

Para o articulador Municipal do Pacto pela Aprendizagem no município de São Domingos do Maranhão, Osvariel Alves de Alencar, a iniciativa do Governo do Estado em fazer parceria com os municípios para promover discussões necessárias e por meio dessas conversas trazer esclarecimentos para solucionar os devidos problemas que possam surgir diante das nossas localidades, é extremamente louvável e de grande relevância.

“Quando a gente participa de encontros como esse, a perspectiva da gente é, através de discussões novas, aprender mais. E isso a gente, quando assume a responsabilidade de estar representando os nossos municípios na capital, o intuito é de através das discussões, das novas metodologias, das práticas de ensino, a gente levar para o município e socializar diante do nosso corpo docente”, declarou o articulador.

“Essa formação é de grande importância, eu vim representando a coordenação pedagógica da minha equipe, eu faço parte da equipe de 1º ao 5º ano, nós somos 17 coordenadores na equipe, e eu me sinto muito privilegiada em receber esse convite. A gente vai iniciar a nossa jornada pedagógica e essas informações adquiridas aqui hoje são fundamentais para que a gente comece de forma correta e aderindo a tudo que for novo, a gente poder inserir e trabalhar de forma mais correta e atualizada possível”, concluiu a coordenadora Pedagógica de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do município de Lagoa do Mato, Maria Aparecida Viana Guimarães.

Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins