21/10/2015 5:36 pm

Governo promove formação para profissionais do Projovem Campo

LVS_5952

Fotos/Lauro Vasconcelos – Secretária adjunta Ilma Fátima de Jesus destacou a importância do curso para melhorar a qualidade de vida dos estudantes da zona rural

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, na última terça-feira (20), no auditório do Hotel Veleiros, em São Luís, a I Etapa de Formação Continuada do Projovem Campo Saberes da Terra.

Participaram da abertura do evento a secretária adjunta de Ensino, Ilma Fátima de Jesus, representando a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Claudiane de Jesus Rodrigues, supervisor da Educação no Campo, Edilson da Silva Brito; e Felix Santos, do comitê de executivo de Educação no Campo.

Ao todo, cem profissionais participarão desta etapa, que acontecerá até sábado (24). São setenta e seis professores das turmas, vinte e seis profissionais da Sala de Acolhimento, 16 gestores das escolas municipais, onde funciona as turmas do Projovem Campo, dois coordenadores de turma e dois formadores.
LVS_5985
Para a professora Ilma Fatima de Jesus, a parceria entre governo, município, empresários e a comunidade tende a melhorar a qualidade de vida dos estudantes da zona rural do estado, que precisam de uma educação condizente com sua realidade, que atenda as demandas de sua região. “Essa é a finalidade do Projovem Campo Saberes da Terra, que garantirá aos estudantes concluir seus estudos no ensino fundamental,” ressaltou.

A representante dos movimentos sociais, Maria Inês Pereira, falou da capacidade intelectual dos estudantes camponeses que nada diferi dos demais centros. “Nossos estudantes tem total capacidade de aprendizagem, basta para isso que sejam observados as condições, que são especificas de cada localidade, temos um período de chuvas e de colheitas e isso deve ser observado”; pontuou Maria Inês Pereira.

A formação será ministrada até sábado (24) pela professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Cacilda Cavalcante, mestre na área de educação do campo. O evento faz parte da primeira oferta (com 16 turmas) do Projovem Campo, neste ano, com perspectiva de ampliação para 18 turmas nos próximos meses, em municípios maranhenses.LVS_5991

“O momento de formação é sempre bom e estimula o professor a dedicar-se com mais entusiasmo para exercer sua função,” classificou a professora da cidade de Maracaçumé, Auriceia Dantas.

O ‘Projovem Campo Saberes da Terra’ é uma ação do Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com a Qualificação Social e Profissional, destinado a Agricultores Familiares, que é executado pela Seduc, em parceria com as prefeituras municipais. Entre os objetivos, elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores na faixa etária de 18 a 29 anos, com foco a conclusão do Ensino Fundamental; proporcionar qualificação social e profissional aos agricultores em Produção Rural Familiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Texto: Lucivaldo Loppes