28/04/2020 8:08 pm

Governo promove Webinar para debater perspectivas da educação na rede estadual no pós-pandemia

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá, na próxima segunda-feira (4), o Webinar “Educação na rede estadual do Maranhão pós-pandemia: reflexões e perspectivas”, com o secretário Felipe Camarão, a adjunta Nadya Dutra e com a coordenadora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Raquel Oliveira.

O Webinar será realizado no canal do YouTube da Seduc, às 17h, e tem como objetivo suscitar o debate para os profissionais da educação do Maranhão sobre os desafios que deverão ser enfrentados quando as medidas de isolamento social forem suspensas, ao fim da pandemia do coronavírus.

“Estamos enfrentando um momento muito crítico, em que todo mundo foi pego de surpresa e teve que ir encontrando formas de continuar o processo educacional, na tentativa de minimizar os impactos da abrupta interrupção das aulas. Mas claro, não tem fórmula pronta e teremos desafios ainda maiores, que é no retorno a essas aulas.

Precisamos estar preparados para mitigar esses desafios e por isso já estamos suscitando essas discussões, no âmbito da rede estadual”, declarou Felipe Camarão.

“É uma honra para nós ter a parceria da FGV e contar com a Raquel nesse debate, pois é uma pesquisadora sobre formação de professores, currículos e políticas educacionais, e tem qualidade técnica indiscutível.

Só engrandece nossas reflexões nesse momento tão delicado que estamos atravessando. Precisamos juntar nossas forças, encontrar o caminho e seguir adiante, Seduc, professores, gestores, alunos e pais”, reforçou o secretário.

“Estamos vivendo um momento histórico de descontinuidade. De ruptura de velhos hábitos, inclusive na Educação. Eu observo o movimento do Maranhão e a preocupação em ações que não sejam apenas de curto prazo, mas também de médio e longo, é um diferencial.

Não há espaço para pensarmos apenas em digitalizar modelos tradicionais. A sala de aula e os currículos não podem permanecer offline e fora dos limites dos avanços tecnológicos.

E é preciso construir isto com e para a rede, exemplo vivo de trabalho colaborativo do secretário Felipe Camarão e sua equipe.

Os alunos possuem o direito de saírem da escola com o que é essencial para navegar em um mundo onde a tecnologia é onipresente.

Principalmente agora, após o Covid-19 e os cenários de futuros possíveis que se desenham no mundo. Para além disto, planejar as ações com o uso potencial de uma ferramenta de diagnóstico pós-vírus para examinar a prontidão para aprender/retornar à escola de cada estudante garantirá um nível de personalização e acolhimento que fará toda a diferença”, ponderou Raquel Oliveira.

“Historicamente a escola sempre cumpriu um papel social muito importante.

Claro que nesse momento de enfrentamento de uma pandemia e observando as questões pós-pandemia, novamente a escola pública, que acolhe e que cuida da aprendizagem dos filhos de trabalhadores e trabalhadoras, terá um papel singular no que diz respeito à própria reinserção social.

A observância das mudanças ocorridas nas famílias, nas relações familiares e no fortalecimento dos jovens para pensarem no futuro, nas possibilidades de seguirem seus planos.

Então a rede estadual se prepara para o pós-pandemia, como um momento que acolhe esses estudantes para que eles voltem a atuar na sociedade, e observem e construam seu futuro como cidadãos e cidadãs maranhenses”, disse a secretária adjunta Nadya Dutra.

Fonte: Seduc

28/4/20

 

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