O debate, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), alcançou profissionais de diversas cidades do interior do Maranhão e, inclusive, de outros estados do país. O debate integra a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída por lei nos primeiros oito dias do mês.Dois convidados estiveram à frente do debate: o enfermeiro e coordenador do Programa Saúde na Escola da SES, Jadilson Silva Neto, e a assistente social e superintendente na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís, Poliana Pereira. A enfermeira e técnica do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Valéria Paiva, fez a mediação.

De acordo com Jadilson Silva, encontros como esses são significativos para promover uma atuação multiprofissional e integrada. “Trabalhar essa temática em conjunto, intersetorialmente, entre educação e saúde, nos faz acreditar que podemos sim diminuir os números de gravidez na adolescência no estado do Maranhão. Esta é uma responsabilidade de todos nós enquanto sociedade”, ressaltou.

Dentre os assuntos abordados, os profissionais destacaram a necessidade do tema fazer parte dos planos pedagógicos. A partir disso, o adolescente é empoderado a exercer uma sexualidade saudável e responsável, com informações de qualidade acerca da educação sexual e dos métodos contraceptivos.

A assistente social Poliana Pereira também reforçou a importância de fomentar a cultura do projeto de vida entre os adolescentes, para que eles tenham uma perspectiva de futuro, na qual a gravidez ocorra em um momento de maior maturidade.

O diálogo proposto no Webinar é uma das ações de prevenção da gravidez na adolescência, que integram uma estratégia de saúde pública para redução da morbimortalidade materna e infantil. A gravação do encontro está disponível no Youtube da Seduc Maranhão, no link: https://www.youtube.com/live/nC2NHDBMh60?feature=share