25/04/2017 6:03 pm

Governo realiza 1º Encontro de Articuladores do Comitê ‘Mais Ideb’

d5b81b1f-bfbf-4d23-b1cb-69c52ef20f1f

A missão do Comitê Mais Ideb é promover as ações do Plano Mais Ideb em cada Regional de Educação

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), o 1º Encontro de Articuladores do Comitê ‘Mais Ideb’, com o objetivo de apresentar aos gestores e diretores das Unidades Regionais de Educação (UREs) as estratégias de acompanhamento dos indicadores educacionais junto às escolas da rede estadual.

41dfdd10-1e85-4377-b280-226156f5eb3d

“A grande missão da Secretaria de Estado da Educação, por determinação do governador Flávio Dino, é a melhoria dos índices educacionais do nosso estado, tanto da rede estadual, quanto das redes municipais. Nesse sentindo, nós instituímos, no âmbito da Seduc, o Plano Mais Ideb, que está implantando ações estratégicas junto às redes municipais e estadual de educação. Vale enfatizar que a melhoria dos indicadores vai além dos números. O que desejamos é que os estudantes tenham educação de qualidade, que sejam capazes de transformar aprendizado em conhecimento e que a escola forme cidadãos para a vida. Por isso o envolvimento das Ures nesse processo é de fundamental importância. A mudança na educação do Maranhão depende de todos nós”, destacou o secretário Felipe Camarão.

“A missão do ‘Comitê Mais Ideb’ é promover as ações do Plano Mais Ideb em cada Regional de Educação. Então, promoverá encontros periódicos para que mantenha um diálogo permanente e alinhado com os articuladores, nas Ures. E esses articuladores terão um papel fundamental no avanço do Ideb no estado, porque eles são a voz do governo nas suas regionais”, enfatizou Nádia Dutra Secretária Adjunta de Ensino e vice-presidente do Comitê Mais Ideb.

O Comitê atua em três eixos centrais: a formação continuada de professores, cujo primeiro ciclo foi concluído com a formação de mais de 7 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática; o acompanhamento pedagógico com os técnicos e articuladores das Ures; e a realização de simulados para o monitoramento da aprendizagem dos alunos, com início na próxima semana. “Os simulados acontecerão, simultaneamente, nas 1.200 escolas da rede estadual, incluído as escolas indígenas. Após o simulado, nós levaremos a devolutiva dos resultado para as escolas sobre o nível de aprendizagem de cada aluno. Assim, faremos o acompanhamento do rendimento por bimestre e da frequência dos alunos para que eles não abandonem a escola”, explicou Silvana Machado Superintendente de Educação Básica da Seduc e membro do Comitê Mais Ideb.

Mais ações

Por meio do ‘Escola Digna’, no eixo Regime de Colaboração, o governo também garantindo assessoria técnico-pedagógica a técnicos e educadores de secretarias municipais de 85 municípios. E assim, está construindo uma rede de multiplicadores responsável pela formação de mais de 41 mil educadores das redes municipais.

Ainda com foco na melhoria da educação nos municípios, o governo instituiu o ‘Avança’, com o intuito de aumentar a taxa líquida de escolarização das redes públicas de Ensino Fundamental no estado do Maranhão e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais dos municípios maranhenses.

Os gestores das Ures que participam do encontro avaliaram positivamente a iniciativa. “É um momento de fortalecimento e de consolidação do processo pedagógico nas escolas. É o momento que os gestores, professores e técnicos das regionais darão as mãos para elevar dos indicadores do Maranhão, a partir da formação, que passa capacitação dos professores e dos supervisores, para que a prática na sala de aula torne-se mais efetiva”, disse Eva Alves, gestora da Ure de São Luís.

“É uma grande iniciativa, a gente percebe a preocupação do governo em melhorar o Ideb, não só como número, mas, acima de tudo, melhorar efetivamente, os saberes tanto de alunos quanto de professores e, consequentemente, da sociedade maranhense”, enfatizou o professor Flávio Damasceno, Gestor da Ure de Balsas.

Fotos/Lauro Vasconcelos