22/09/2015 3:10 pm

Governo realiza ação social voltada para a Educação em Belágua

IMG_6843No último fim de semana, a cidade de Belágua, na Região Leste do Maranhão, a 280 quilômetros de São Luís recebeu, durante três dias, a equipe técnica da Seduc, coordenada pela professora Isis Lucas, esteve na escola Desembargador Emésio Araújo, para junto com a gestora Claudiceia Oliveira, professores e alunos realizarem as atividades para a 13ª Grande Ação Social do Mais IDH, organizada pela Maçonaria em parceria com o Governo do Estado.

“É preciso estar presente para entender as necessidades de cada escola, para que as soluções sejam pensadas de forma conjunta, levando em consideração o que de fato essa comunidade escolar necessita e os nossos estudantes tenham um melhor resultado de aprendizagem. É determinação do nosso governo e missão de toda a equipe da secretaria transformar a Educação do Maranhão numa educação efetiva, digna e de referência”, enfatizou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, durante a ação.

O município de Belágua recebeu diversas atividades, como palestras, exposições sobre os programas educacionais da Seduc, e diversas atividades pedagógicas e culturais.

Ações

Em uma das tendas montadas na Praça da Matriz, a Supervisão de Ensino Fundamental, por exemplo, apresentou várias ações alfabetizadoras, como o Programa de Correção de Fluxo, intitulado ‘Alfabetiza Maranhão’; ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com demonstração de materiais utilizados na formação de professores, cadernos de formação e de jogos, material reciclado ou reaproveitado; além de promover diversas atividades lúdicas com crianças da cidade e distribuir livros e revistinhas em quadrinhos para incentivar a leitura entre as crianças. “Foi gratificante ver as crianças se divertindo e experimentando os materiais que utilizamos nas salas de aula, por livre e espontânea vontade. Elas foram as que mais aproveitaram esse momento”, disse Janilma Ferreira, supervisora do Ensino Fundamental.

O Farol da Educação, que foi totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, se transformou no palco para a ‘Contação de Histórias’, promovida pela Supervisão de Educação Infantil, com a participação de jovens e professores da comunidade de Belágua e de municípios vizinhos, que atuaram como contadores de histórias.

As crianças também puderam aprender brincando com jogos educativos como pescaria, xadrez, vareta, entre tantos outros jogos que estimulam o raciocínio e a coordenação motora. “Eu gostei muito das brincadeiras de jogar e das histórias que a tia contou”, disse Fernanda, de apenas 5 anos.

A Supervisão de Temas Educacionais realizou palestras sobre ‘Trabalho Escravo’ e ‘Proteção Ambiental’. Já a Supervisão de Educação Especial realizou palestras sobre Libras tendo, principalmente, professores como público alvo.

Uma das palestras mais concorridas foi sobre ‘Protagonismo Juvenil’, promovida pela Supervisão de Ensino Médio. A sala 2 da Escola Emésio Araújo ficou pequena para tantos estudantes que foram lá, ouvir um pouco das experiências da estudante do Liceu Maranhense, Cidyneia Cantanhede, que entre as tantas ações de protagonismo juvenil, participa do Grêmio Estudantil do Liceu Maranhense e de várias ações de voluntariado.

A experiência de Cidyneia foi compartilhada com dezenas de jovens que ficaram entusiasmados. “É muita coisa legal, que nunca tinha chegado pra gente. E agora sabemos que existe e podemos participar”, destacou Laile Saminez Costa, do 2º ano do Ensino Médio da escola Desembargador Emésio Araújo.

A equipe da Coordenação da Macropolítica de Educação movimentou a comunidade estudantil com a realização de uma animada Gincana Cultural. Oito equipes participaram da atividade. Animados, os jovens foram desafiados pelos educadores a cumprir tarefas como criar o grito de guerra mais original e animado para os desfiles. As provas foram disputadíssimas, mostrando o empenho e o entusiasmo dos estudantes que se viram estimulados a participar.

No final foi realizado o encontro de Fanfarras, com bandas de Belágua e de municípios vizinhos. Foi uma festa que encheu a escola de sons, beleza e alegria.

Uma tarde que os jovens estudantes da escola Desembargador Emésio Araújo, jamais esquecerão. “Foi ótimo, maravilhoso, um domingo diferente. Nós já fizemos gincanas na escola, mas esta foi muito legal. E a gente quer mais”, Rayanne Carvalho, estudante do 3º ano. “Foi bastante proveitoso, com aprendizado e lazer. Foi uma ótima surpresa”, disse Rodrigo Araújo dos Santos, colega de sala de Rayanne.

Para a gestora da Escola Emésio Araújo, o momento é de esperança. “Agora a esperança reaparece. Porque é a primeira vez que uma secretária de Educação coloca os pés em nossa escola. E não foi só a secretária, uma equipe inteira está saindo do conforto do ar condicionado pra chegar até a escola e ver como nós estamos e conviver com a gente. Eu tenho esperança em um novo começo”, afirmou Claudiceia Oliveira.

“Saímos daqui com muito conhecimento na bagagem, porque o que houve aqui foi uma troca de experiências enriquecedora”, afirmou a assessora especial da secretaria, Isis Lucas Braga, que coordenou a equipe da Seduc durante a ação em Belágua.

AUTORIDADES NO PALCO

 Técnicos da secretaria realizaram atividades de incentivo à leitura na biblioteca Farol da Educação.

 

A supervisora do Ensino Fundamental da Seduc, Janilma Ferreira realizou diversas atividades lúdicas com crianças da cidade.

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI