8/04/2022 5:44 pm

Governo realiza Audiência Pública para escolha de curso técnico que será ofertado no IEMA Estado do Ceará

Governo realizou Audiência Pública no IEMA Vocacional Integrado Estado do Ceará, para escolha de curso técnico

Na manhã desta sexta-feira (8), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou Audiência Pública com a comunidade do bairro Coheb do Sacavém, para definição do curso técnico de nível médio, que será ofertado na unidade do IEMA Vocacional Integrado Estado do Ceará.

O curso escolhido pela comunidade escolar foi Manutenção e Suporte em Informática, que recebeu a maior votação. O curso técnico será oferecido a adolescentes e jovens aptos a ingressarem na 1ª série ou 1ª etapa do ensino médio. A supervisora de Educação Profissional da Seduc, Josélia Castro, destacou a importância do encontro para a escolha do curso.

“Hoje foi um dia muito importante, que marca a história do IEMA Vocacional Integrado Estado do Ceará. Essa Audiência Pública foi realizada com a participação de estudantes, professores e moradores da comunidade, mostrando mais uma vez a responsabilidade do Governo para fortalecer a educação no estado. Parabenizamos todos os estudantes pela escolha do curso”, expressou.

Além de Manutenção e Suporte em Informática, concorreram à votação mais quatro cursos técnicos, sendo Eletromecânica, Eletrotécnica; Mineração e Portos. Em breve, a comunidade local e de bairros vizinhos também serão contemplados com cursos profissionalizantes, que serão ofertados pelo IEMA Vocacional.

A estudante da 1ª série, Yasmim Roberta, 14 anos, ressalta que iniciar o ensino médio com a possibilidade de obter novos conhecimentos é de grande importância. “Começar o ensino médio com novas perspectivas está sendo curioso e encantador”, proferiu.

Com a iniciativa, o Governo do Estado pretende ampliar a oferta da educação profissional, científica e tecnológica de forma gratuita, inovadora e de qualidade, visando à formação integral dos jovens para atuarem na sociedade de maneira autônoma, solidária e competente.

“Agradeço ao Governo do Estado por nos dar oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Aqui o curso técnico será oferecido gratuitamente e nos proporcionará conhecimentos para ajudar na nossa trajetória profissional”, exprimiu a estudante de 15 anos do IEMA Vocacional Integrado Estado do Ceará, Vera Fernanda.

A gestora do IEMA Vocacional Estado do Ceará, Vânia Nogueira dos Santos, agradeceu o Governo do Estado pela realização da Audiência Pública, que possibilitará a oferta de cursos técnicos para a comunidade escolar. “É um momento muito especial para os moradores da Coheb, que terão uma escola no próprio bairro que em breve irá oferecer cursos técnicos para os alunos e para a comunidade. Agradeço à Seduc por essa oportunidade”, concluiu.

Foto: J. Aroucha
08/04/2022