O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na terça (21) e esta quarta-feira (22), uma reunião geral de trabalho com gestores e supervisores escolares. O objetivo é alinhar o trabalho pedagógico para o encerramento do ano letivo de 2017 e planejar as ações estratégicas para 2018, com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado na rede pública estadual.
O encontro, que aconteceu no auditório do Colégio Militar Tiradentes, no bairro Vila Palmeira, contou com a participação de 350 gestores escolares, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas dos 12 polos educacionais da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE São Luís), que envolve, além da capital, os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara.
“A Seduc está trabalhando na estruturação e consolidação de uma rede mais alinhada, para que as escolas trabalhem de forma mais coletiva, seguindo as mesmas diretrizes, falando uma mesma linguagem, que é a da melhoria da qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes, com foco no rendimento escolar de cada aluno. Assim, este encontro é fundamental para que nossos gestores tomem ciência das ações planejadas, que precisam ser executadas, e das metas que temos a serem atingidas. Ao mesmo tempo, estamos discutindo, interagindo, trocando ideias e experiências exitosas, e, por fim, planejando as ações, tanto para o encerramento deste ano letivo, como para o desenvolvimento do ano letivo de 2018”, destacou Eva Gomes Alves de Moraes Barros, gestora da regional de educação de São Luís.
Nos dois dias do encontro foram discutidos temas como: reordenamento das escolas da unidade regional; mapeamento dos servidores escolares; cumprimento do calendário escolar; adequações no SIAEP; conselhos de Classe e resultados; sistematização dos resultados da escola em 2017; acompanhamento dos estudantes infrequentes; quantitativo de alunos por série, turma, turno e disciplina com baixo rendimento; semana pedagógica, entre outros.
Regimento Escolar
Um dos principais enfoques da reunião foi o novo regimento do Sistema de Avaliação da rede estadual, aprovado no final de 2016 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em vigor desde o início de 2017. Entre as mudanças na avaliação está a nota de proficiência dos componentes curriculares, que caiu de 7,0 para 6,0 e já está valendo para aprovação neste letivo.
Outra mudança na avaliação é que a rede traz de volta o sistema de pendência, que já foi usado há alguns anos. Assim, o aluno que estiver abaixo da média 6,0 em até três componentes curriculares é aprovado para a série seguinte e, paralelamente, paga as pendências do ano anterior, com o devido acompanhamento pedagógico por parte da coordenação escolar e de um professor coordenador da pendência.
“A média 6,0 já é realidade em 24 estados brasileiros e agora também na rede pública estadual do Maranhão, após o novo regimento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Assim como o novo critério para aprovação dos estudantes que tiverem até três pendências, que serão aprovados para a série subsequente e cumprirão as pendências com o devido acompanhamento pedagógico”, disse o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Outra novidade é que o Conselho de Classe passa a ter uma maior atuação, como aponta a gestora Eva Moraes. “O conselho passa a ter participação dos pais e dos alunos, o que contempla o processo democrático implantado em nossas escolas pelo governo Flávio Dino”, finalizou.
Os gestores que participaram da reunião gostaram da oportunidade de trabalharem coletivamente o planejamento das ações para uma educação com melhores resultados. “Acho isso muito importante, a rede estadual trazer os gestores para pensarem de forma conjunta as ações estratégicas para o próximo ano letivo. Assim, todo mundo pensando junto, um ajuda o outro, tira dúvidas, compartilha experiências e passa todo mundo a pensar uma educação com foco mais direcionado. E também ao avaliar 2017, vamos deixar de lado tudo o que não foi bom e buscar melhorar o desempenho escolar em 2018”, declarou a professora Regina Sousa Pereira, gestora do C.E. João Francisco Lisboa.
“Planejar é fundamental. Houve em um primeiro momento um planejamento estratégico do secretário com os adjuntos, superintendentes e gestores de Ures. Agora essas ações macros e metas estão sendo repassadas para nós, gestores escolares, que vamos discutir e alinhar a melhor maneira de desenvolvê-las lá no chão da escola”, enfatizou a professora Yeda Malta, gestora pedagógica do Colégio Militar Tiradentes.
Fonte: Seduc
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