26/11/2021 4:36 pm

Governo realiza Dia D das Bibliotecas e entrega espaços de leitura totalmente revitalizados em seis municípios maranhenses

Garantir acesso aos livros e a espaços que ajudem a promover o desenvolvimento da aprendizagem e intelectual dos jovens maranhenses. Com este objetivo, nesta quinta-feira (25), o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma), entregou simultaneamente cinco Faróis do Saber totalmente revitalizados e duas ‘Girotecas’ a comunidades dos municípios de Mirinzal, Arari, Vitória do Mearim, São João Batista, Bacuri e São Vicente Ferry. Juntos, os faróis receberam investimento de cerca de R$ de 1,4 milhão.

Em Vitória do Mearim, a festa da literatura contou com a presença da comunidade escolar e da gestão municipal que celebraram a entrega do Farol do Saber de José de Arimatéia Coelho, totalmente revitalizado e com acervo ampliado depois de muitos anos de espera. O contentamento estava nos olhos e nas palavras de cada pessoa presente ao evento.

“Fonte de conhecimento. Desde a antiguidade, as bibliotecas são consideradas isso. A leitura é capaz de mudar o ser humano e consequentemente capaz de mudar o mundo”, disse Ihlderlany Sousa, estudante do 3° ano do Ensino Médio do CE Raimundo Magno Alves da Silva (CEMA).

“Ler é um ato de resistência. Quanto mais espaços de conhecimento, que tragam o fortalecimento da educação, mais, possibilidade de crescimento para Vitória. O conhecimento é libertário”, ressaltou o secretário de Educação de Vitória do Mearim, Raimundo Franco.

O município de Arari, que recebeu o Farol do Saber Professora Raimunda Ramos novinho e totalmente equipado. Teve poesia e discursos emocionados para ressaltar a importância de ter um espaço digno para a construção do conhecimento.

“Este grande investimento que Arari recebe hoje esperamos que faça parte de uma lista de muitos outros. É digno do nosso reconhecimento, porque a educação é a herança mais valiosa; ela não tem preço”, disse em seu discurso de agradecimento Heloísa Brito Silva, estudante do Centro Educa Mais Cidade de Arari.

“Todas as obras que chegam, todas as ações que acontecem, tudo aquilo que vem para melhorar o nosso município, tudo aquilo que vem para melhorar a qualidade de vida da nossa população terá o apoio da nossa secretaria e da gestão municipal”, disse o secretário municipal de Cultura de Arari, Ailton Barros.

“Um dia muito importante em que o governador Flávio Dino e secretário Felipe Camarão reafirmam a preocupação e o compromisso que têm com o fortalecimento da educação e da cultura no nosso estado. A entrega desses espaços revitalizados nos diz muito da importância de se promover o acesso aos livros, à leitura. Essa é uma garantia de mais espaços e oportunidades para que toda população maranhense possa ter mais acesso aos livros e ao conhecimento. Precisamos de mais livros e menos armas”, ressaltou o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, que representou o governo do Maranhão em Arari e Vitória do Mearim.

A Banda Marcial de Bacuri nas ruas e muita alegria nos olhos de quem saiu de casa para participar da reinauguração do Farol do Saber Rui Aranha, na cidade de Bacuri. Há anos a comunidade esperava por esse momento de poder usufruir de um espaço digno e acolhedor na hora da leitura.

“Queremos agradecer ao Governo do Estado por essa parceria, estamos muito felizes pela recuperação do nosso farol. É um investimento importante para o nosso município, onde nós temos agora um espaço adequado para trabalhar nossos projetos de leitura com os nossos estudantes da rede municipal e também estadual. Obrigado ao governador Flávio Dino, aos secretários Felipe Camarão e Anderson Lindoso. Também ao prefeito Washington Luís de Oliveira por entender a importância dessa parceria”, disse Rosinaldo Campelo, secretário Municipal de Educação de Bacuri.

“Esse é mais um dia de festa da educação com as inaugurações das bibliotecas no estado do Maranhão. É uma iniciativa do governador Flávio Dino, que demonstração claramente todo o carinho e respeito que tem com a população do Maranhão investindo naquilo que consideramos a maior e mais importante política para um estado, que é a educação”, pontuou Rosyjane Paula, assessora especial da Seduc, que representou o governo em Bacuri.

No Quilombo São Joaquim, em São Vicente Ferrer, teve dança e muita tradição para comemorar a entrega de uma Giroteca – biblioteca móvel, de pequeno porte e de fácil instalação em qualquer espaço onde haja o desejo de estimular o gosto à leitura.

A Giroteca traz 40 tablets, acervo de literatura infantil, juvenil, clássicos brasileiros e literatura maranhense, além de uma mesa tecnológica com quatro notebooks, quatro computadores, impressora e TV. “A Giroteca é uma coisa muito boa para nós, porque com ela nós vamos poder pesquisar, fazer leitura, adquirir conhecimento maior. Eu fiquei muito feliz porque a gente ganhou televisão, computadores”, disse Simone Ferreira Almeida, estudante Centro de Educação Quilombola Flaviano Pinto Neto.

“Entregamos a Giroteca com todos esses livros e equipamentos que estarão à disposição das nossas crianças e dos nossos jovens. É assim, que o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão querem o progresso do Maranhão, por meio de uma educação digna”, enfatizou Delmar Matias, secretário adjunto da Seduc.

Na cidade de São João Batista, a comunidade celebrou a entrega do Farol do Saber Glayce Ferreira Soares, que agora está pronto para receber os estudantes e a população em geral. “O nosso agradecimento ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão. Nós pedimos e vocês atenderem e o momento é de agradecer a vocês. A população de São João Batista é grata por essa obra”, destacou o prefeito de São João Batista, Mecinho.

“É com grande honra que o Governo do Maranhão entrega esse farol para a comunidade de São João Batista. Esperamos que todos façam um bom proveito, leiam, estudem, pesquisem porque a leitura é um mecanismo fundamental na formação cidadã. E essa é a preocupação do governador Flávio Dino e do Secretário Felipe Camarão, quando investem em melhoria desses espaços de conhecimento”, disse Vitor Pfluger.

Já em Mirinzal, a festa da literatura foi com dupla entrega. Na sede, o Governo do Maranhão entregou o Farol do Saber Sousândrade, na sede, e da Giroteca, no Centro de Educação Quilombola Benedito Fontes, no Quilombo Gurutil, zona rural do município. Momento de muita alegria para os estudantes e a população em geral, que agora têm um espaço adequado e acolhedor para leitura e pesquisa.

“Falamos com os estudantes e toda a comunidade de Mirinzal sobre a importância do incentivo e acesso à leitura, mas também das oportunidades que o Farol do Saber e os equipamentos que fomentam a leitura pode gerar na comunidade, inclusive, ocupação pelos jovens desses espaços para que ele tenha sentido e valor na comunidade e também fazer que agreguem cada vez mais à educação de Mirinzal”, destacou Nadya Dutra.

 

Fonte: Seduc
Texto: Regina Souza
Fotos: Lauro Vasconcelos e Divulgação
26/11/2021

Farol do Saber Professora Raimunda Ramos, em Arari.

 

Comunidade recebe Farol do Saber Professora Raimunda Ramos, em Arari.

 

A entrega do Farol do Saber de José de Arimatéia Coelho, em Vitória do Mearim.

 

Reinauguração do Farol do Saber Rui Aranha, na cidade de Bacuri.

 

Em Mirinzal governo entrega do Farol do Saber Sousândrade.

 

Escola do Quilombo Gurutil, em Mirinzal, agora tem uma Giroteca.

 

Farol do Saber de José de Arimatéia Coelho, em Vitória do Mearim.

 

Farol do Saber Glayce Ferreira Soares., em São João Batista

 

 

 

Quilombo São Joaquim, em São Vicente Ferrer, celebra a entrega de uma Giroteca.

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI