30/05/2019 4:56 pm

Governo realiza Encontro com profissionais dos Centros Educa Mais para potencializar desempenho

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Encontro visa potencializar desempenhos dos Centros Educa Mais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), deu início, na segunda-feira (27), ao Encontro de Gestores Gerais, Professores e Coordenadores da área de Língua Portuguesa e Matemática dos 36 Centros Educa Mais.

O encontro começou no Centro Educa Mais Mônica Vale, com gestores gerais, e teve prosseguimento nos dias 28, 29 e 30, no Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, dessa vez, contando com a participação de professores e coordenadores.

No primeiro dia do encontro, os gestores gerais tiveram conhecimento do demonstrativo da macroestrutura da Secretaria de Estado de Educação, do fluxograma de comunicação e análise de instrumentos de gestão, dentre outros assuntos importantes para garantir e potencializar o desempenho dos centros de ensino do estado.

Encontro reuniu gestores, professores e coordenadores dos Centros Educa Mais

Encontro reuniu gestores, professores e coordenadores dos Centros Educa Mais

Os professores e coordenadores receberam formação com assuntos específicos de Língua Portuguesa e Matemática para serem trabalhados em salas de aula. “A importância desse momento é inquestionável porque ouvimos as experiências exitosas de professores, os trabalhos desenvolvidos por eles irão auxiliar na hora de fazer o nivelamento, para sanar algumas fragilidades que foram identificadas em uma avaliação diagnóstica. Então, o trabalho é de fundamental importância para que a gente desenvolva, nesses alunos, a competência de letramentos e multiletramentos”, pontuou a professora de Língua Portuguesa e consultora do IQE, Ana José.

Para o professor de matemática, Joelson Pereira de Souza, do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, a importância é evidenciada a partir do momento em que se percebe o aluno como sujeito do seu conhecimento e buscando no seu cotidiano as respostas para o seu aprendizado. “A importância desses nivelamentos se revela quando a gente, em sala de aula, busca a contextualização do ensino da Matemática para o nosso aluno e aplica à vivência dele e isso nos dá uma amplitude de conhecimento. A gente percebe como a interação produz conhecimento, tanto para o aluno, quanto para o professor. Então, esses encontros favorecem essa percepção”, salientou Joelson Pereira de Souza.

“Eu vejo esse encontro como um momento único para a gente alinhar ações para que cada escola trabalhe no mesmo nível. Não tem uma escola mais desenvolvida ou menos desenvolvida, uma mais assistida, uma menos assistida, é um momento onde a gente iguala as oportunidades, todos os professores dos 36 centros Educa Mais têm acesso às informações pedagógicas para desenvolverem nas suas escolas”, disse a assessora Pedagógica da Supervisão de Educação Integral da Seduc, Ana Helena Sousa Carmo.

Para o professor Dario Soares, supervisor das escolas em tempo integral da Seduc, o encontro estava sendo aguardado com muita ansiedade por todos os professores. “Nós estávamos aguardando para que houvesse esse encontro. É o primeiro momento formativo, nesse ano, pautado para trabalhar as sequências didáticas nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Então a partir do que está sendo feito, com as sequências didáticas, onde nossos professores retornarão às escolas para aplicar o que estão aprendendo, visando ao nivelamento dos nossos estudantes, eu entendo como fundamental esse momento”, pontuou o supervisor.

Fonte: Seduc
Texto: Antonio Figueredo
Fotos: Lauro Vasconcelos
30/05/2019

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