20/06/2022 9:48 pm

Governo realiza Encontro dos Profissionais do Atendimento Educacional Especializado dos Centros Educa Mais

Compartilhar experiências de atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e fortalecer práticas inclusivas nos Centros Educa Mais, escolas da rede estadual de ensino que ofertam educação em tempo integral. Com estes objetivos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), realiza, desta segunda-feira (20) até quarta-feira (22), o Encontro dos Profissionais do Atendimento Educacional Especializado dos Centros Educa Mais.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação matriculados em escolas comuns do ensino regular ou integral, promovendo o acesso e as condições para uma educação de qualidade, considerando suas necessidades específicas.O encontro, que acontece no auditório da Escola de Governo, no centro de São Luís, conta com a participação de 42 professores e tutores que atuam no Atendimento Educação Especializado a estudantes com deficiência em Centros Educa Mais na capital e em outras cidades do Maranhão.

Para os três dias de encontro, estão previstas palestras, rodas de conversa, troca de experiências e estudo de caso conduzidos por técnicos da Seduc que integram a Coordenação da Educação Especial e Inclusiva dos Centros Educa Mais, com apoio da Coordenação Pedagógica dos centros.

Na oportunidade, serão trabalhadas temáticas como Fatos e Fakes da Educação Especial e Inclusiva dos Centros Integrais; A dinamicidade do profissional do AEE nas rotinas dos Centros Integrais: caracterizando a realidade; e Altas Habilidades/Superdotação sob um novo olhar: teoria e prática.

No primeiro dia do encontro, foram realizadas atividades de acolhimento e duas palestras: “A Prática Inclusiva nos Centros Educa Mais: Fatos e Fakes”, ministrada pela professora Pamella Pereira, da Coordenação da Educação Especial e Inclusiva dos Centros Educa Mais; e “Atendimento Educacional Especializado: Compartilhando a dinamicidade profissional nas rotinas do Modelo Integral”, ministrada pela professora Aline Carvalho Silva Costa, do Centro Educa Mais Y Bacanga, em São Luís.

“Esse dia de hoje para mim é um marco, de poder trazer os meus alunos, dar visibilidade e respeito a eles. Hoje eles têm esse momento de aparecer. É por tudo o que venho lutando nesses seis anos de jornada no AEE. Trouxe para compartilhar com os colegas educadores experiências que eu tenho vivido na escola, e espero que sejam replicáveis para outros professores”, pontuou a professora Aline Carvalho Silva Costa.

Na quarta-feira, último dia do encontro, será realizada uma oficina para elaboração de Planos Individualizados e Sugestões de Atividades Adaptativas – Construindo práticas Inclusivas Replicáveis.

Além de professores e tutores, estudantes com deficiência atendidos nos Centros Educa Mais também participaram do encontro. Eles puderam falar de suas vivências na escola e com o AEE. “Eu acho que vai ser muito legal, e eu estou muito feliz em participar do evento”, disse Emanuely Silva, aluna cega, atendida no Centro Educa Mais Y Bacanga.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, que não pôde participar do evento nesse primeiro dia, fez questão de ressaltar a importância do debater e trabalhar para que o processo de inclusão nos espaços de ensino e aprendizagem seja fortalecido.

“O acesso uma educação inclusiva e de qualidade é direito de toda pessoa com deficiência e um dever do Estado. As ações de inclusão precisam ser debatidas, planejadas e compartilhadas para que possamos avançar no processo. Esse processo inclusivo trabalhado de forma incisiva no governo Flávio Dino, com o ex-secretário Felipe Camarão, e agora, nós que fazemos o governo Carlos Brandão temos consciência da importância de avançar nesse processo inclusivo e respeitar as diferenças. Esse encontro é uma das tantas ações planejadas para esse avanço que desejamos”, destacou a secretária.

Para professores e tutores que atuam no AEE, o momento é de oportunidade de compartilhar vivências exitosas e aprender ainda mais. “Estamos aqui para, junto com os demais colegas, abrilhantar o evento. Espero colaborar com os colegas professores do AEE das salas de recursos e enriquecer a minha prática. Aqui eu vim buscar o que eu vim precisar para trabalhar”, disse a professora Marta Rocha, do Centro Educa Mais Estado do Espírito Santo, que fica em Vitória do Mearim.

“Quando falamos de uma educação integral e interdimensional, não poderíamos deixar de fazer uma educação inclusiva. Nos Centro Educa Mais, nós recebemos estudantes com múltiplas deficiências. Portanto, o que buscamos com essa agenda mais extensa e intensa é principalmente discutir, trazer experiências e compartilhar práticas desenvolvidas nos Centros Educa Mais. Além disso, elaboraremos um documento orientador das nossas rotinas pedagógicas nas escolas”, concluiu Raquel Melo, coordenadora dos Centros Educa Mais.

Educadores debatem fortalecimento práticas inclusivas nos CEM

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
20/06/2022

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