5/03/2016 12:26 am

Governo realiza encontro para orientar gestores educacionais sobre elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Com o objetivo de atender representantes municipais e estaduais responsáveis pela elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), o Governo do Estado, o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) realizam o ‘Encontro Estadual sobre o PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas’.

O evento será realizado na próxima segunda (7) e terça-feira (8), no Rio Poty Hotel, e contará com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. São esperados cerca de 300 participantes – incluindo prefeitos, secretários municipais de educação e profissionais da área – que receberão orientações dos técnicos do FNDE sobre a disponibilização de recursos do Governo Federal via PAR, cujo prazo encerra no final de abril.

O PAR está dividido em três fases de preenchimento: a preparatória, com informações básicas sobre o município e seu plano de educação; a de diagnóstico, em que devem ser informadas as dimensões, áreas e indicadores; e a de elaboração, que constitui o plano de ações.

Além do atendimento para a elaboração do PAR, o encontro integrará diversos dados de controle e gestão sobre a educação. Os dados tratam de instalações das unidades, acessibilidade, projeto político-pedagógico das escolas, formação de professores e finanças.

Atendimento aos municípios

Na segunda-feira (7), o ‘Encontro Estadual sobre o PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas’ atenderá os gestores municipais durante todo o dia, das 8h às 18h, no Rio Poty Hotel, em São Luís. Na sexta-feira (8), o atendimento será realizado das 8h às 17h.

Mais de 6,5 mil atendimentos foram realizados desde março de 2015, em 25 estados de todas as regiões brasileiras, por meio do FNDE Soluções Locais.

Fonte: Secap
Texto: Rafael Arrais