19/02/2020 5:59 pm

Governo realiza formação com equipes gestoras dos Centros Educa Mais

“Toda gestão educacional precisa ser voltada aos estudantes e a função principal da escola é fazer com que os estudantes aprendam”. A afirmação foi do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, nesta quarta-feira (19), durante a abertura da formação inicial das equipes gestoras dos Centros Educa Mais, implantados pelo Governo do Estado em 18 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão.

A Formação Inicial das Equipes Escolares, que acontece até esta quinta-feira (20), tem como objetivo apresentar as bases de Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e Plano de Ação da Secretaria de Educação. E também formar multiplicadores para atuar nas escolas.

Secretário Felipe Camarão ressalta importância da gestão escolar

Secretário Felipe Camarão ressalta importância da gestão escolar

Ao ressaltar aspectos da gestão escolar, o secretário acrescentou: “os resultados dos investimentos em educação são de todos nós: governo, escola, professores, gestores, pais, enfim, de todos que fazem a educação. É um modelo baseado na pedagogia da presença, portanto, gestão presente na escola”, enfatizou Camarão.

Este ano de 2020 o Maranhão conta com 55 Centros Educa Mais, ofertando mais de 18 mil vagas. Até 2014, a Rede Estadual não possuía nenhuma escola em tempo integral.

“Estou na rede estadual de ensino desde 2010 e na atual gestão pude perceber uma séria política de educação. Admiro muito a política do governo Flávio Dino, vejo o engajamento dele na quebra de paradigma cultural do Estado e percebo um grande engajamento da equipe da Secretaria. Há uma grande simbiose, creio que seja pelo compromisso de ambos com a educação do Maranhão. Obrigada pela dedicação ao nosso estado”, professora do Centro Educa Mais de Vitoria do Mearim, Marcioneide Costa.

“Este é o segundo momento que o Governo do Estado nos oportuniza formação sobre o modelo. Tem sido muito importante, porque estamos nos familiarizando com o modelo da escola e acreditamos muito nessa metodologia. Nossas expectativas são as melhores possíveis. Nossa escola sempre teve um bom IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação] e nós esperamos que continue crescendo ainda mais com esse novo modelo, que é um modelo de sucesso e tem dado certo”, revelou Gisele Soares, gestora geral do Centro Educa Mais Cidade de Arari.

O secretário Adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social da Seduc, André Bello, explicou que o modelo pedagógico dos Centros Educa Mais tem como eixo central protagonismo e o projeto de vida dos alunos. “Não é apenas ampliar a carga horária, mas implantar um modelo pedagógico forte e focado no protagonismo e projeto de vida dos alunos da rede estadual. Nós precisamos fortalecer na juventude o desejo de contribuir com a sociedade, através de sua carreira profissional”, finalizou Bello.

Fonte: Seduc
Fotos/
Antônio Martins
19/02/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI