15/09/2016 1:45 pm

Governo realiza formação continuada sobre Caixas Escolares e Prestação de Contas para diretores de escolas de São Luís

Formação Continuada_Gestores de Escolas Estaduais de São Luis durante encontro de Formação sobre Caixa Escolar
Garantir a aplicação correta dos recursos públicos recebidos pelas escolas e a transparência na prestação de contas junto à comunidade escolar. Este é o objetivo da Formação Continuada sobre Caixas Escolares e Prestação de Contas que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu inicio, nesta terça (13) e quarta-feira (14), para gestores de escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. A ação integra o Programa Mais Gestão, lançado no mês de agosto com o intuito de fortalecer a gestão escolar, por meio de ações formativas.

Em dois dias, a formação visa orientar os gestores escolares da rede estadual de ensino sobre a gestão financeira dos recursos recebidos pelas escolas, esclarecendo as medidas que são indispensáveis para a adequada prestação de contas dos repasses Estaduais e Federais. Gestores de escolas da URE de São Luís foram os primeiros a participarem da formação, que agora será realizada com gestores das demais Unidades Regionais de Educação do Estado, até o próximo dia 06 de outubro.

Além de receberem instruções sobre Caixas Escolares, durante a formação está sendo realizado atendimento individualizado aos gestores escolares com pendências ou que queriam tirar dúvidas sobre os recursos.

Formação Continuada_Elisnete de Alencar gestora do C.E. Dr Geraldo Melo

Elisnete de Alencar – gestora do C.E. Dr Geraldo Melo

Elisnete de Alencar iniciou neste ano sua gestão no C.E. Dr Geraldo Melo, após ser eleita pela comunidade escolar. Ela conta que a formação é muito importante, porque esclarece as dúvidas dos gestores, auxiliando-os a desenvolver da melhor maneira seus trabalhos. “Vim aqui buscar esclarecimentos para que possamos conseguir desenvolver um bom trabalho. Tivemos a formação inicial, ao assumir, contudo esta formação que está sendo realizada agora nos possibilita tirar mais dúvidas e ter orientação sobre várias questões, como alimentação escolar, prestação de contas, que são dúvidas que vão surgindo ao longo do nosso trabalho”, disse.

“Esta formação é muito importante, seja para gestores novos ou para nós, que atuamos há alguns anos. É uma complementação para o desenvolvimento do nosso trabalho”, enfatizou Rosária Meireles, que há 20 anos é gestora do C.E. Prof. Ignácio Rangel.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, os técnicos da Secretaria estão sempre disponíveis para prestar esclarecimentos aos gestores, auxiliando-os para que possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma para toda a comunidade escolar. “Nosso objetivo é que as escolas que estão com alguma inadimplência, regularizem suas situações e possam receber os recursos que são destinados à cobertura de despesas básicas de manutenção e investimentos que melhoram o processo de ensino aprendizagem”, destacou.

Fonte:
Seduc